O QUE É A NOVA ERA?

Nova Era: uma revolução silenciosa ameaça a Civilização Cristã


 O leitor provavelmente já observou, tanto em livrarias quanto em lojas de discos, seções com o título New Age (ou Nova Era). E que esse material é oferecido ao público, em diversas cidades do Brasil, mesmo em livrarias que se apresentam como católicas.
Estamos sendo, na realidade, agredidos por uma invasão silenciosa de um dos maiores inimigos da Civilização Cristã.
Nestes dois mil anos de cristianismo, nunca a sociedade esteve tão influenciada por idéias ocultistas, esotéricas, mágicas ou pseudo-místicas, como nos dias de hoje.
Corrompido pela decadência moral e pelo enfraquecimento dos princípios religiosos, o Ocidente é invadido por uma grande variedade de práticas contrárias à Santa Igreja.
Com efeito, assistimos hoje ao surgimento de diversas correntes religiosas — também denominadas filosóficas — que se infiltram entre os católicos e operam uma verdadeira revolução silenciosa.
O diretor da “Folha de S. Paulo”, Otávio Frias Filho, assim descreveu essa situação:
“1. Todos os deuses, todas as crenças, todos os sistemas religiosos serão aceitos ao mesmo tempo. Como os antigos romanos, toleraremos todos exatamente por não acreditar a fundo em nenhum deles. 2. Nossa fé se reduziu à crença numa energia cósmica qualquer, uma "força". [...] 4. Gnomos, espíritos, magos, anjos, duendes, demônios – um cortejo de quimeras extintas pela luz elétrica – ressuscitam, assim, no ecletismo da nova religião, a mais relativista que já houve, apta a admitir quaisquer fantasias e ignorar contradições entre elas”.1
A nova mentalidade começa a invadir, infelizmente, até ambientes católicos!
Trata-se, como veremos, de um movimento organizado (e não espontâneo, como julgam alguns), direcionado contra a Religião de Nosso Senhor Jesus Cristo, e que, por vezes, até se apresenta comocristão.
Seu nome? Não poderia ser mais genérico: Movimento Nova Era (ou, em inglês, New Age).
Monstro demoníaco, "divindade" da nova pseudo-religião
Nova Era: o disfarce sedutor do demônio  
Movimento Nova Era (MNE) é a reunião de várias correntes esotéricas diferentes que, agora falando a mesma língua, almejam, segundo seus adeptos, o fim da chamada Era de Peixes e a instauração daEra de Aquários.
Durante as perseguições romanas, os primeiros católicos usavam alguns símbolos como identificação de sua Fé. Um deles, presente nas catacumbas e em vários objetos da época, era o peixe, que em grego, escreve-se ixtus, cujas letras são as iniciais de Iéssus Xcristós Teou Yiós Sotér (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador).
Essa Era de Peixes, que desejam extinguir, significa o Reino de Cristo na História, o cristianismo!
Para alcançar seus objetivos, tais organizações não raramente se revestem de uma aparência cristã e difundem mensagens pacifistas, ecológicas e filantrópicas. Todavia, por trás dessa capa, seguem elas uma doutrina esotérica e iniciática.
 Já Nosso Senhor advertia: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7, 15).
Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento, porque em verdade vos digo, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado” (Mt 5, 17).
Com o cristianismo completou-se a Revelação oficial, iniciada desde o Paraíso.
Nesse sentido, ao contrário do que dizem os adeptos da Nova Era, o cristianismo não é uma era histórica, mas o cumprimento da obra redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo, guardada desde o Paraíso até a consumação dos séculos. Ele instituiu sua santa e única Igreja, ensinando e consolidando sua doutrina e convidando seus filhos à bem-aventurança eterna.


O que é o Movimento Nova Era


A) O Movimento Nova Era tem muitas sub-divisões, mas é geralmente uma coleção de sistemas de ensino metafísicos de influência oriental, um conglomerado de teologias, esperanças e expectativas mantidas juntas com um ensino eclético de salvação, "pensamento correto" e "conhecimento correto". É uma teologia de "bem-estar", "tolerância universal" e "relativismo moral".

Na Nova Era o homem é o centro. Ele é visto como divino, como co-criador, como a esperança de um futuro de paz e harmonia. Uma citação de um representante poderia ser: "Eu sou afetado apenas pelos meus pensamentos. É tudo o que é necessário para a salvação vir ao mundo. Por este simples pensamento qualquer um pode livrar-se de todos os medos.” Acourse in Miracles, The Foundation for Inner Peace, Huntington Station, N.Y. Lesson 228, p. 461.)

Infelizmente, para o MNE o medo do qual eles querem se livrar pode bem ser o da condenação, da convicção do pecado e, por fim, algumas vezes, do cristianismo e dos cristãos. Como o MNE é tolerante como muitas posições teológicas, ele se opõe às "mentes estreitas" do cristianismo que ensinam que Jesus é o único caminho para Deus e que existe uma moral absoluta.

B) O MNE é difícil de definir porque "não há hierarquias, dogmas, doutrinas ou membresia". É uma coleção, ou ajuntamento de diferentes teologias com um fio comum de tolerância e divergência tecendo seu tapete de "verdade universal".

C) O termo "Nova Era" (New Age) refere-se à Era de Aquário que, de acordo com seus seguidores, está se iniciando. Supostamente trazendo uma promessa de paz, iluminação e reunificação do homem com Deus. O homem é considerado como separado de Deus, não por causa do pecado (Is 59:2), mas devido à falta de entendimento e conhecimento acerca da natureza de Deus e da realidade.

A Nova Era é um sistema religioso com duas crenças básicas: Divindade Evolucionária e Unidade Global.

2) O que é divindade evolucionária?

a) É o próximo passo na evolução, que não será física, mas espiritual:

Na sua maior parte, o MNE expõe a evolução, tanto do corpo como do espírito. O homem está em desenvolvimento e logo dará um salto adiante em direção a novos horizontes espirituais. Muitas práticas da Nova Era são desenvolvidas para dar um empurrão em direção a este horizonte. Algumas destas são: a projeção astral, que é o treinamento da sua alma para deixar o seu corpo e viajar por aí; contato com os espíritos para que eles falem através de você ou para guiá-lo; uso de cristais para purificar os sistemas de energia do seu corpo e da sua mente; visualização, onde você usa a imaginação mental para imaginar a si mesmo como um animal, na presença de um ser divino, ou sendo curado de uma doença, etc.

b) Divindade Evolucionária também significa que a humanidade logo verá a si mesma com deus, como o "princípio do Cristo".

- O MNE ensina que a natureza básica do homem é boa e divina. Isto é o oposto do que a Palavra de Deus diz...

I) Que nós somos pecadores: "Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte sobreveio a todos os homens, porque todos pecaram" (Rm 5:12, NVI).

II) E que a nossa natureza é corrupta: "Outrora todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros éramos por natureza merecedores da ira" (Ef 2:3, NVI).

c) Ensina que, como o homem é divino por natureza, ele então tem qualidades divinas.

Esta é uma parte importante do pensamento do MNE Porque a maioria dos seguidores da Nova Era acreditam que são divinos, acreditam então que podem criar a sua própria realidade. Se, por exemplo, uma pessoa acredita que a reencarnação é verdadeira, então isto é certo porque esta é a sua própria realidade. Se outro, porém, não acredita nela, isto é certo também porque esta seria a realidade dele. Eles podem, cada um, ter as suas próprias realidades "que seguem caminhos diferentes"

d) Em contraste com isto, a Bíblia diz que Deus é o único criador: "Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra" (Is 44:24, ARA).

e) O seguidor da Nova Era que acredita em sua própria divindade e habilidade para criar usurpa a autoridade e posição de Deus. Ele ainda está dando ouvidos às mentiras que o Diabo falou para Eva dizendo que ela seria como Deus (Gn 3:5)

3) O que é Unidade Global?

O segundo maior elemento do MNE, é a Unidade Global que consiste em três grandes divisões: Homem com Homem, Homem com a Natureza e Homem com Deus.

I. Homem com Homem.

a) O MNE ensina que todos aprenderemos a nos relacionar com a nossa própria divindade com um outro e atingir a harmonia e amor mútuo e aceitação através da realização e aceitação deste conhecimento da sua própria divindade.

- Dentro esta harmonia esperada está a unidade econômica. O seguidor da Nova Era está à procura de um único líder que, com os princípios da Nova Era, guiará o mundo a uma economia única e harmonicamente abrangente.

- Também tem a esperança de que este líder leve a humanidade à unidade espiritual, isto é, a uma religião mundial.

b) A esperança do seguidor da Nova Era é reminiscência das Escrituras que falam da vinda do AntiCristo:

- 2 Ts 2:3-4, "Ninguém, de modo nenhum, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.." Veja também Ap 13:17,14:9,11; 16:2; 19:20.

II) Homem com a Natureza.

a) Desde que o MNE diz que Deus é tudo e tudo é Deus, então a natureza também é parte de Deus. O homem deve então, sintonizar-se com a natureza e aprender a cultivá-la e ser cultivado por ela. Ou seja, todas as pessoas podem unir-se.

b) Filosofias dos Índios Americanos são populares entre os seguidores da Nova Era devido ao seu foco na terra, na natureza e no relacionamento do homem com elas.

c) A filosofia da Nova Era geralmente procura misturar estas filosofias que colocam o homem e a natureza em um mesmo nível. Nós não seríamos mais ou menos importantes que nossos primos os animais, pássaros ou peixes. Nós deveríamos viver em harmonia com eles, entendê-los e aprender deles é a filosofia geral da Nova Era.

- Isto é o oposto do ensino da Escritura da superioridade do homem sobre os animais (Gn 1:26-27; 2:19). Isto não significa que o homem deva abusar disso, mas ao homem é dada a responsabilidade de cuidar e ser fiel mordomo da criação de Deus (Gn 2:15). Deus cobrará dos cristãos a responsabilidade pela mordomia daquilo que Ele lhes confiou.

d) Os seguidores da Nova Era têm um nome para a terra: Gaia. Gaia é para ser reverenciada e respeitada. Alguns seguidores da Nova Era adoram a terra e a natureza.

- Isto opõe-se ao ensino da Escritura que diz que não devemos ter qualquer outro deus (Ex 20:3).

III) Homem com Deus.

Desde que o MNE ensina que o homem é divino por natureza, todas as pessoas, desde que elas vejam a si mesmas assim, serão ajudadas em suas unidade de propósito, amor e desenvolvimento. O objetivo é a plena realização da sua própria divindade. É óbvio que isto contradiz as Escrituras, conforme, Rm 3:10-12: "como está escrito: Não, há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer."



Algumas crenças adicionais do MNE sobre Deus são:

a) Ele (ou Este) é impessoal, onipresente e benevolente -- portanto, não condenaria ninguém.

- O deus da Nova Era é impessoal. Um deus impessoal não revelaria a si mesmo nem teria exigências específicas quanto a moralidade, crenças ou comportamento. Por isto, a reencarnação é tão sedutora para eles. Com isto, não há julgamento, existe uma segunda chance, e uma terceira, quarta, ...

- Deve-se notar que pelo fato do seguidor da Nova Era elevar a si mesmo a divindade, ele deve diminuir a majestade e personalidade de Deus. Em outras palavras, o universo não é grande o bastante para um verdadeiro Deus, mas é grande o bastante para conter inúmeros pequenos deuses.

b) Não existem absolutos morais para na Nova Era. No entanto, eles pedem para se ter tolerância espiritual para com todos os "sistemas de verdade". Eles chamam isto de "harmonização".

- Existe um problema óbvio aqui. Dizer que não existem absolutos morais é um absoluto em si, o que uma contradição. E também, se a moralidade é relativa, então roubar é certo algumas vezes, e também mentir, adulterar, enganar, etc. Viver em um mundo de relativismo moral pode não ser um futuro promissor.

- Seguindo o raciocínio que se a realidade é relativa e a verdade também, então dirigir um carro poderia ser difícil. No fim, se um seguidor da Nova Era pensa que a luz é vermelha e outro pensa que é verde, quando eles colidirem as suas diferentes realidades se chocarão com eles. Isto é uma coisa muito interessante acerca dos seguidores da Nova Era: eles não vivem de acordo com o que eles crêem. Isto, porque, na realidade, o pensamento da Nova Era não funciona.

- O MNE advoga honestidade, integridade, amor, paz, etc. Só que querem isto sem o verdadeiro Deus. Querem fazer estas coisas não nos termos de Deus, mas nos seus próprios.

4) O que o Movimento Nova Era faz?

a) É uma esponja que tenta absorver todas as religiões, culturas e governos.

b) Procura unificar todos os sistemas dentro de uma unidade espiritual e sócio-econômica.

c) Usam vários meios para terem experiências místicas com Deus e/ou natureza e/ou consigo mesmo. Alguns destes métodos foram descritos na revista Omni Magazine (How to Have a Mystical Experience. Dec. 1988, p. 137-145) como imaginação, onde você é levado a imaginar a sua própria realidade; transcendência, indo além dos limites de tempo; privação do sono, com o propósito de induzir experiências místicas; focalização, "para experimentar toda a realidade unificada e não como uma coleção de objetos isolados"; anulação, onde a comunicação com o mundo exterior é interrompida no intuito de reinterpretar o mundo sem a sua influência; identificação, "Trocar de lugar mentalmente com um cachorro ou um gato, canário, ou animal em um zôo"; reflexão, um exercício desenvolvido para ajudar você a ver o ano que vem de maneira diferente, e star-gazing, "para induzir um senso de objetividade acerca da vida e um sentimento de conexão com o resto do cosmos."

5) O que o MNE não faz?

a) Não ensina que o homem é pecador - Rm 5:12; Ef 2:3.

b) Não ensina que o homem depende de Deus para todas as coisas - Is 43:7; Tg 1:17.

c) Não ensina que a condenação é eterna - Ap 14:11.

d) Não ensina que a conseqüência do pecado é separação eterna de Deus - Rm 6:23; Is 59:2.

e) Não ensina que Jesus é o único caminho para Deus - Mt 11:27; Jo 14:6.

f) Não aceita o cristianismo como a verdade - 2 Tm 3:16.

4) Terminologia da Nova Era

a) De acordo com a Bíblia, o homem é portador da imagem de Deus (Gn 1:26), e também, é uma criatura que fala. Lembre-se, Deus disse: "...Haja luz" (Gn 1:3).

b) Na Nova Era as palavras são muito importantes. De fato, a Nova Era tem algumas de suas próprias palavras especiais. Algumas destas são: Holístico, holografico, sinergístico (sinergia), unidade, unicidade, harmonia, transformação, crescimento pessoal, potencial humano, vigília, networking (rede), energia, e conscientização. Estas palavras são muito comuns nas conversações e escritos da Nova Era.
c) De fato, se for a uma livraria especializada em Nova Era e ler os títulos ou seus livros, você verá uma uso desproporcional da palavra: auto (em inglês: self).

5) A Interpretação do Cristianismo pela Nova Era

a) Deus não é um Pai Celestial pessoal mas uma força impessoal.

b) Deus é tudo e tudo é Deus. Deus não é o "único" criador de tudo, mas de parte de tudo o que existe.

c) Não existe nada que não seja Deus. (Isto é panteísmo.)

d) Não existe pecado, somente um entendimento incorreto da verdade, Conhecimento é que salva, não Jesus.

e) Inferno não é um lugar, mas uma experiência aqui na terra; é um estado mental.

f) Jesus foi apenas um meio de apresentar a verdade divina. ele exemplificou a consciência de cristo melhor que qualquer outro.

g) Cristo é uma forma de consciência, uma forma de eu altamente evoluído. Isto pode adquirido por todos já que qualquer um é divino. "Isto é um cristo que não pode ser crucificado" (Miracles, Lesson 303, p. 441).

h) "Um milagre é uma correção... É meramente olhar a devastação, e reordenar a mente para que entender que o que vê é falso. É anular o erro" (Miracles, p. 164). Um milagre para a Nova Era não é uma intervenção de Deus para realizar a Sua vontade mas a realização da verdadeira realidade que Deus está em tudo e que você é Deus.

6) A Visão do Homem pela Nova Era

a) Desde que tudo é Deus, e o home é parte do todo, então o homem é Deus. Isto é panteísmo.

- Esta é uma crença do sistema místico oriental que está invadindo a América.

- Deus não é parte da criação. Ele é separado dela e foi o criador dela (Is 44:24).

- O Homem não é Deus, ele é uma criatura (Gn 1:26).

b) O homem é bom por natureza.

- O home não é bom por natureza (Ef 2:3).

c) O homem tem um potencial infinito.

- Esta conclusão arrogante baseada sobre falsos conceitos de grandiosidade própria é uma enganosa, auto-satisfatória indulgência com o orgulho. Como Satanás queria ser como Deus (Is 14:12-17) e encorajou Adão e Eva a serem como Deus também (Gn 3:1-5), os seguidores da Nova Era ouvem os ecos da mentira do Éden e rendem-se a eles de boa-vontade.

d) O homem é um com o universo.

- Novamente a diferença entre o homem e a criação é embaçada. O homem foi feito à imagem de Deus (Gn 1:26). O universo não. O homem é diferente da criação.

7) A Visão da Nova Era sobre Salvação

a) Salvação no MNE significa estar em sintonia com a consciência divina.

- Em sintonia significa estar em harmonia com a realidade e tudo o que é percebido como sendo verdade.

b) Desde que o MNE. não reconhece pecado ou pecaminosidade, não existe a necessidade de um redentor como Jesus. Salvação, para eles, é simplesmente a realização da sua natureza divina. "Eu não sou um corpo. Eu sou livre. Porque eu ainda sou como Deus me criou. A salvação do mundo depende de mim" (Miracles, Lesson 206, p. 380). Tanta arrogância é inacreditável.

c) É uma forma de conhecimento, atingir o pensamento correto. Portanto, precisamos ser salvos da ignorância e não do pecado.

d) Salvação, no entendimento da Nova Era, é o alcançar-se através de compreender a sua própria divindade e bondade natural, combinada com o conhecimento apropriado.

8) Reencarnação

a) Apesar de nem todos os seguidores da Nova Era aceitarem a reencarnação, muitos acreditam em uma forma ou outra. E muitos, ainda, acreditam que a Bíblia foi modificada para remover qualquer verso que possa ter um ensino reencarnacionista. Mas esta acusação só demonstra a limitação do seu conhecimento. A Bíblia nunca teve qualquer referência à reencarnação.

B) Reencarnação opõem-se à Palavra de Deus que diz que está ordenado ao homem morrer uma vez e depois disso ser julgado (Hb 9:27).

Como você pôde ver, o Movimento Nova Era não é um ensino bíblico em nenhuma de suas maneiras. É um falso sistema religioso arquitetado pelo próprio Diabo. Ele contraria o Cristianismo em quase todas as suas principais doutrinas. Devemos anulá-lo, nos guardarmos dele e destruirmos tudo que pudermos. Será vencido, finalmente, naquele glorioso dia quando o Senhor Jesus retornar.

A Nova Era

Pesquisar a respeito do movimento Nova Era ( New Age) tem sido um dos objetivos particulares do autor nestes últimos tempos. Por ser um movimento – cultural sem uma solidificação, sem uma sistematização de pensamento, a tarefa é empolgante e difícil, ainda que a produção literária tem abundante. O próprio movimento reconhece a existência de elementos que desvirtuam a "mensagem newageriana", desta forma a tarefa torna-se mais interessante e leva a usar um certo "criticismo" para descobrir a essência da mensagem do movimento New Age e assim afirmar o que o movimento proclama e não aquilo que "acha-se" que o movimento anuncia.



Basicamente a pesquisa agora apresentada, baseia-se nos livros, palestras, revistas, jornais, entrevistas, artigos, etc., que demonstrem uma certa seriedade como o próprio movimento. Procuramos descobrir em todos os aspectos nas fontes primárias ou "oficiais" (observem-se as aspas) do movimento.


O autor, como cristão – evangélico sempre se caracterizou por uma "retirada das controvérsias" com os movimentos heréticos quer odeiam a Igreja de Cristo, mas com o movimento Nova Era não aconteceu esta "fuga", por quê? A resposta é simples: O movimento Nova Era (New Age) é um movimento – cultural e não exclusivamente religioso. O movimento se desenvolve em todas as disciplinas do saber o que o constitui num movimento desafiador para a Igreja de Cristo e especialmente para o autor.


Desde a sua conversão, faz 17 anos, o autor se interessou pela pesquisa bíblica como das ciências humanas. Em 1981 foi ordenado ao ministério pastoral e do mesmo ano leciona em Seminários e Faculdades Teológicas. Foi professor na Escola Superior de Teologia Evangélica (ESTE), Missão Antioquia (Vale da Benção) e atualmente é professor da Faculdade Teológica Batista de SãoPaulo e Faculdade Teológica Batista Grande ABC, onde leciona as disciplinas: História da filosofia, Introdução à Filosofia, Teologia Sistemática da Filosofia, introdução à Filosofia, Teologia Sistemática, Metodologia da Pesquisa. Teologia Contemporânea e Introdução ao Novo Testamento. Encontra-se em fase de preparação o para iniciar o seu Doutorado.

O autor obteve o grau de Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo em 1981 e o grau Mestre em Ciências da Religião (Área: Teologia e História) pelo instituto Metodista de Ensino Superior em 1988. Na Universidade Mackenzie especializou-se na área de Estudos Brasileiros.


O objetivo desta apostila é despertar os cristãos – evangélicos a um maior interesse na "pesquisa e estudos" da Palavra de Deus, pois é desta maneira que o cristão terá um "senso crítico" diante deste movimento. Ao mesmo tempo despertar as igrejas do comodismo em que estas se encontram, pois o leitor atento deste trabalho terá condições de aval de que é devido a esta acomodação das igrejas, este movimento avança com maior intensidade.

Enfrentando A Nova EraNo fim do segundo milênio do cristianismo fala-se muito sobre a Nova Era. Fica claro que este movimento é uma realidade, pois, ao abrir as páginas dos jornais e revistas semanais, nos deparamos com temas, reportagens, anúncios de cursos ou palestras sobre os assuntos que são comuns a este movimento. As igrejas não ficaram imune diante do Avanço deste movimento. Acontecem eventos, encontros, palestras, etc., relacionados com assunto na tentativa de descobrir um posicionamento diante da situação "newageriana". Sem dúvidas que a intenção tem sido das melhores, a questão que se levanta é: o enfoque dado ao assunto foi dos melhores? O principal cuidado é não permitir uma psicose ou paranóia coletiva.

O movimento da Nova Era não é uma religião, seita, ou grupo religioso. A New Age é uma cultura, ou uma contra – cultura, ou no mínimo uma filosofia de vida, que tem a intenção de ficar e não ser um simples modismo que vem e passa. Podemos comparar este movimento como um grande guarda-chuva onde são acolhidos uma variedade gama de pensamentos, valores, hábitos, idéias, fé, costumes, organização social, invenções, processos tecnológicos, ciências do saber, etc. Em fim, tudo aquilo que caracteriza uma cultura.


Independente desta classificação, é um fato que o movimento cresce duma forma rápida. Independente do grupo em que o indivíduo se localize está promovendo o avanço da Nova Era.



Primeiro, a " mentalidade quarentena" que vê tudo aquilo usado pela New Age como intrinsecamente mau e daí os cristãos não devem participar.



A história positivista sempre almejou apresentar os fatos duma forma cronológica. Geralmente os apologistas imbuídos deste "sentimento" procuram uma marca "cronológica" para desenvolver a apresentação histórica. Pensando assim, data-se o nascimento da Nova Era na fundação da Sociedade Teosófica em Nova Yorque, USA, pela russa Helena Petrovena Blavatsky. Concordamos e discordamos. Concordamos, porque ali encontra-se o arcabouço Teosófico deste movimento. A teosofia (Théos=Deus e Sohia=ciência) designa um sistema de pensamento sincrético que reuna. Com base no hinduismo e budismo, todas as religiões, a filosofia e as ciências. Pode ser definida como a reunião de verdades que formam a base de todas as religiões.
Da Nova Era
Levando em consideração as atitudes bíblicas anteriormente assinaladas, o cristão deve dedicar–se à pesquisa deste movimento discutindo as bases filosóficas, políticas, científicas. Descobrir os seus pressupostos, sua origem cientificamente comprovada, as suas doutrinas apresentadas em seus livros, periódicos, revistas, etc. Deve ser feita uma separação clara e racional dos "modismos" e do movimento em si. Indicando isto, queremos estimular a uma real pesquisa e não um mero apanhado de informações não comprovadas. O resultado que será alcançado ajudará não somente a confrontar a Nova Era, mas evangelizar os seus adeptos ou àqueles que de uma forma ou outra estão envolvidos.
Sétimo, "fofoqueiro intelectual", é aquela mentalidade, que sai aos quatro cantos com um espírito de apologista, na tentativa de "salvar a fé cristã" sem nunca Ter lido, pesquisado, investigado o assunto nas fontes originais, isto é, informações do próprio movimento através das suas publicações, palestras, cursos, etc.
Sexto, "mentalidade camaleão", ignora que o cristão às vezes precisa realmente se separar de algumas inovações que dão a impressão de serem cristãs ou espirituais. Absorvem práticas do movimento e dão roupagem cristã: Zen–cristão, Yoga cristã. Agregamos a esta lista.
Quinto, ‘mentalidade avestruz", acham que a Nova Era é uma invenção, um modismo, ou que "nunca chegará até nós", que "Cristo cuida da sua Igreja", mas tardiamente deparam que em sua família e / ou Igreja alguém está envolvido com o movimento.
Quarto, "mentalidade de pobres indefesos", são aqueles que se desgastam calculando o seu relacionamento com o assunto escatológico da sua preferência.



A Preocupação pela conservação: É suficiente afirmar que ultimamente tem havido uma explosão pelo "verde", isto tem ajudado o pensamento da New Age. Existe uma idéia um tanto estanha que até aqui tem dominado a tradição religiosa judaico-cristã no ocidente, que é o de explorar a natureza. Nós somos informados que é necessário um respeito pela natureza que é mostrado no hinduismo. Não podemos ao mesmo de que há uma linha muito fina entre preocupação pela ecologia e pela terra, e o misticismo baseado nos conceitos religiosos orientais (panteismo).


A Nova Física e a Biologia: A Nova Era descreve nos seus livros o mundo misterioso que os físicos estão descobrindo: o mundo subatômico é muito diferente do mundo que nós experimentamos e as suas leis consequentemente são também diferentes. Para a Nova Era o método Newton-cartesiano está ultrapassado e agora é a vez do "novo paradigma". Os expositores do movimento argumentam que o mundo misterioso, o mundo subatômico, descoberto pelos físicos é o mesmo mundo que os místicos (os "New Agers) têm tido experiências através da meditação ou estados místicos. Os "news-agers" lançam mãos deste" cientificismo" como prova da validade das suas experiências.

Insatisfação com a Medicina Ortodoxa: Nos últimos anos têm havido uma verdadeira revolução no Ocidente em relação aos métodos de terapia, é a "medicina alternativa". É uma reação contra a impessoal e compartimentalizada medicina atual / profissional. A medicina holística está crescendo em popularidade porque ela trata a "pessoa inteira", fisicamente e psicologicamente, não há doença em separado. Isto tem aberto as portas para novas técnicas medicinais que estão ligadas por longos tempos na tradicional religião oriental. É um fato; muitas destas terapias alternativas estão baseadas na religião oriental e técnicas místicas.

A Influência da contracultura e a "cultura da droga" dos anos Sessenta: O movimento da Nova Era encoraja a transformação da humanidade através dum despertar da "consciência" na descoberta de um "mundo real" e para esta mudança interior é possível a ingestão de psicodélicos", pois "qualquer coisa que nos conduza a um estado consciente e vigilante tem o poder de transformar: e qualquer pessoa de inteligência normal pode efetuar esse processo (...). Essa consciência, esse nível de testemunho, é muitas vezes citada como uma ‘dimensão mais elevada’. (Fegurson, M. p. 31 e 66).

A Preocupação Pela Paz e Harmonia do Mundo: A experiência deste século com duas guerras mundiais, seguido pelas décadas da guerra nuclear, "guerras nas estrelas," a guerra fria, etc., tem impulsionado estes movimentos pela paz. Glasnot, perestroika e o fim da cortina de ferro, Muro de Berlim, têm feito da guerra nuclear uma ameaça remota. Isto tem sido um incentivo para uma cooperação "inter-confessional" ou "intra-confessional", grupos de oração pela paz, Conferências Mundiais pela Paz, etc.


Esta influência começou a se tornar marcante com a popularização do Hinduismo através dos Beatles e o seu encontro com o Maharishi Mahesh Yogi iniciado por George Harrison em Fevereiro de 1967 no seu primeiro contato com este "guru", este evento veio a culminar a descoberta que o ex-beatle fez do misticismo oriental em 1966.


A influência da Religiosidade Oriental: A existência de um "vazio espiritual" tem feito crescer as religiões orientais nas últimas décadas. A Europa, e U.S.A têm recebido uma grande influência deste modo religioso. O ocidentes ficado fascinado por estas idéias, principalmente, "com o desfalecido cristianismo neste século XX, o ponto de vista da religiosidade oriental tem sido mais aceitável. O grande interesse em idéias como reencarnação ilustra este ponto. Logicamente, que o grande número de imigrantes do Oriente tem ajudado este processo". (Cole, M.p.16)


Mas o que aconteceu nos últimos tempos para que este movimento tomasse i impulso em que se encontra hoje? Quais são as raízes que fincaram-se nestas "pré - origens"?. Para isto devemos observar o que aconteceu nas últimas décadas próximas a nós.


A Nova Era, coloca na sua história uma série de nomes de personagens que marcaram o desenvolvimento e história da idéia e experiências. Nomes como Willian James, Carl Jung, Alfred North Whitehead, Pierre Teilhard de Chardin, Martin Buber, Aldou Huxley, C.S. Lewis (!?), Carl Rogers, Erich From. Segundo a New Age o que une estes homens "É um tipo de premissa transcendental" que dominará a cultura, " o resultado será um fenômeno social e histórico tão grande e penetrante como a Reforma Protestante" (Fergunson, M.p.58).


Faltava algo – uma invisível dimensão da realidade, que eles, por vezes, denominavam de Superespírito. Os transcendentalistas buscavam a compreensão em muitas fontes: experiência, intuição, o conceito quacre de uma Luz Interior, O Bhagavad-Gita, os filósofos alemães do Romantismo, o historiador Thomas Carlyle, o poeta Samuel Coleridge, Swedenborg, os escritores metafísicos ingleses do séculos XVII. (Fergunson, M. p. 45-61)


Os transcendentalistas – Ralph Waldo Emerson, Henry Thoreau, Bronson Acott e Margaret Fuller, além de algumas dezenas de outras pessoas – se rebelaram contra o intelectualismo árido e ultrapassado da época.


Em 1836, foi criado o núcleo conhecido como "Transcendentalismo Americano,


Se procurássemos uma aproximação cronológica nas indicações bibliográficas em termos de época mais próxima de nós, segundo Marilyn Fergunson, nos aproximaríamos do século XV com a invenção da imprensa, pois à partir dali tornou-se conhecida as "doutrinas secretas" transmitidas até esse instante "via" tradição. Estes ensinos eram transmitidos pelos alquimistas, agnósticos, cabalistas e heréticos. Após a invenção da imprensa surgem vozes isoladas tais como: Meister Eckhartm, religioso e místico alemão, do século XIV; Giovanni Pico dela Miranda, no século XV; Jacob Behme, um alemão nos séculos XVI e XVII, Emanuel Swedenborge, nos séculos XVII e XVIII. Fergunson, M. p. 45-61).


A idéia central sempre foi a mesma: Somente através de uma nova mentalidade poderá a humanidade remodelar a si mesma, e o potencial para essa nova mentalidade é natural". (Fergunson, M. p. 43)


"O surgimento da Conspiração Aquariana no final do século XX está enraizado nos mitos e metáforas, nas profecias e poesia do passado. Através de toda a história, sempre houve indivíduo isolados, aqui e ali, ou pequenos grupos nas margens da ciência ou religião, que baseados em suas próprias experiências, acreditavam que se as pessoas poderiam algum dia transcender as limitações da consciência ‘normal’ e inverter a brutalidade e a alienação da condição humana. (....)
O Fascínio com o Paranormal: U grande crescimento se deu nos últimos tempos em relação ao mundo supra – senhorial, ocultismo, etc. Isto popularizou-se no meio de todas as classes sociais. A necessidade e insatisfação do ser humano; um determinado "materialismo" tem ajudado neste fascínio.


O desejo de Comunidade: Vivemos numa sociedade em constante mobilização, onde existe um pequeno senso de comunidade. O sentimento comunitário de "família" que estendeu-se por longos tempos foi quebrado. A família foi definida com um grupo de indivíduos que se ajuntam frente a um aparelho TV. Isto tem provocado um "individualismo isolado". A sociedade ocidental tem caracterizado o seu desenvolvimento por uma "tecnologia de alta sofisticação" tornando o indivíduo um simples número de computador.



A Influência da Filosofia da Evolução: A teoria da evolução tem encorajado o otimismo em relação ao desenvolvimento humano. Em termos simples, a humanidade afirma existir um progresso na "escala evolucionária". A idéia da Nova Era é que na evolução das consciência é um passo significativo na longa corrente da evolução biológica. (vide, ponto)



Concluindo, podem ser descobertas outras linhas de pensamentos que fortaleceram este movimento, mas creio serem estas as mais marcantes e claras


Assim como não é fácil identificar uma origem ou as raízes da New Age, também é uma tarefa dificílima apresentarmos os pressupostos deste movimento que invadiu o mundo ocidental e preocupa a Igreja de Cristo, pois esta começa a sentir a sua infiltração. A complexidade de ensinos, doutrinas, práticas da Nova Era têm confundido a mente de alguns cristãos. O sincretismo apresentado: numerologia, budismo, hinduismo, búzios, taro, espiritismo Kardecista, metempsicose, invocação dos mortos, ocultismo, cientologia, gnose moderna, Tc..., deve estar alinhavado por pontos comuns; qual será o ponto de fusão entre esta realidades tão heterogêneas? É o próprio movimento New Age, que como um guarda-chuva consegue arrebanhar esta verdadeira colcha de retalhos alinhavadas por quadro colunas-linhas principais as quais já foram brevemente expostos anteriormente, mas que ainda precisam serem expostas.



Uma sub-estrutura científica: há um interesse particular na física, apresentando uma nova física post - newtoniana: nesta, o mundo aparece não como uma máquina gigantesca e desalmada, mas como um grande organismo vivo e palpitante. A pergunta que se levantar é qual a influência das diferentes variáveis cósmicas sobre os estados de paz individual e coletivo? Haverão influências cósmicas sobre o desenvolvimento da paz e o desenvolvimento e a aparição de conflitos e guerras? Em caso positivo, será possível controlá-las? Como? Para a Nova Era o paradigma new - cartesiano levou o mundo à crise em que se encontra, mas "esta crise culminou em 1986, ano da Declaração de Veneza, quando sob o patrocínio da UNESCO, cientistas, filósofos e literatos, entre os quais vários prêmios Nobel, apontam as causas essenciais desses males, reconhecendo que a ciência chegou aos confins em que se revela necessário o encontro com as grande tradições sapientais da humanidade, o que em si já constitui um encontro holístico. "(Brandão, D. M. S. p. 16-17).

As Religiões Orientais: destas religiões a New Age absorve elementos essenciais, como a unidade e a fusão contra qualquer divisão ou ruptura na natureza, a predominância da experiência sobre a razão e a autoridade, a exigência de equilíbrio entre ação e contemplação, a busca da paz interior.

A Nova Psicologia: Sobretudo a de Carl Gustav Jung (1875-1961), médico, psiquiatra, psicoterapeuta, foi discípulo e colaborador de Freud à partir de 1907 e com ele se correspondeu até 1913. "Ele entende que as coisas enfrentam o homem e dele aguardam a atividade transformadora. O ego e o mundo são como os pilares que lançam fundos alicerces em nossa consciência, qual tensão e polaridade geradores de vida (...) O homem como ser coletivo descobriu técnicas e transmitiu sua experiência de geração a geração. As religiões são, portanto, expressão da experiência coletiva da humanidade, dos diferentes povos e raças. A linguagem – o símbolo – une os dois aspectos da alma, o inconsciente ao consciente". (Cordeiro, L. Folha de São Paulo, p. 6B Cad. 1/6, 22/08/87). Jung deu uma amplitude a psicologia, incluindo a religiosidade que tinha sido abolida pela ciência, ele "ia desde a psiquiatria até as culturas orientais" (CF. Alves, Vânia. Diário do Grande ABC, 27/05/91 Cad. 1/6)

O Esoterismo: "Busca do arcano, isto é, de conhecimentos secretos e caminhos misteriosos para a felicidade, caminhos e conhecimentos escondidos pelos deuses ao comum dos mortais, mas revelados a alguns iniciados; um dos meios de dominar esses conhecimentos é a astrologia ou leitura do destino da humanidade escrito nos astros e decifráveis por meio dos horóscopos. Ora no plano da astrologia, os "newagers" tem a convicção de que está eminente uma nova era ,arcada por Aquariuns; é neste ponto que a New Age se entrelaça com a Era de Aquarius" (Neves, Dom Lucas M. Jornal do Brasil, 12/6/91 p. 11).

"Na introdução do seu livro, Marilyn Fergunson afirma que:"


Conspirar, em sua acepção literal, significa ‘respirar junto’. É uma ligação íntima. A fim de tornar clara a natureza benévola dessa ligação escolhi a palavra "Aquariana". (...) fui atraída pela força simbólica do sonho difundido em nossa cultura popular, estamos entrando em um milênio de luz e de amor, ou como diz uma canção popular, ‘A Era de Aquario; a era da ‘verdadeiramente liberação da mente". (Fergunson, p.19).

Antes de concluirmos estes ponto vamos apresentar alguns pontos em relação a Era de Aquarius apresentados pela Nova Era. " O início da era de Aquário aconteceu quando nosso sistema solar entrou no ponto de equinócio na constelação de Aquário, portanto estamos numa Nova Era. Na época em que Jesus nasceu o Sol acabara de entrar na constelação de Peixes e todos sabemos o que aconteceu durante esses períodos. (...) Aquário é simbolizado pela imagem de um homem idoso, de fisionomia serena e compreensiva, com cabelos embranquecidos pelos tempos já vividos, aparentando maturidade, tolerância e compreensão. Ele sustêm em suas mãos um jarro, cujo conteúdo divide com a humanidade. Este é o único dos signos do Zodíaco representado por um homem perfeito, os outros são imagens de animais ou homens ainda animalizados. Esse simbolismo expressa um elevado grau de espiritualidade e que deverá ser alcançado pela humanidade nesta Nova Era. (...) Na Nova Era ninguém vai passar pela vida inutilmente. Aquário não aceita isso. Pode esperar: vem aí uma grande mudança! Ou você desperta ou está perdido. (...) Acredita-se que o início da Era de Aquário deu-se quando o homem pisou na Lua, isto é, quando o homem saiu da Terra, porque Urano está ligado a tecnologia. Outros acham que deu-se em 1º de maio de 1954 com a entrada do Sistema Solar no signo de Aquário. Nessa mesma data comemora-se ascensão do Mestre Saint Germain – responsável pela Era da Liberdade (ou Aquário). É um período no qual o homem estará aprendendo a utilizar a Chama Violeta para se libertar dos grilhões terrenos, acelerar seu processo de evolução e purificar o planeta" (Jornal Luz da Nova Era, ano I n.º 1 p. 02).

Esta era de Aquarius é conhecida também como a fase da maturidade da humanidade, aqui "fundir-se-á que deseja ser com o homem que é. A distância será levada a zero, pela descoberta da existência de um Poder Infinito e de uma Sabedoria Infinita, no âmago da criatura humana, que realizam todas as criações da mente". Assim, "o homem de Aquarius, na plenitude da sua maturidade, descobriu que tudo o que pode imaginar e desejar pode realizar". (Trevisan, L. p. 16-18.)

Alguns autores da Nova Era consideram ponto-chave corrente de idéias a consciência e seu desenvolvimento como chave de caminhada para a Idade Nova. Apresentam considerações sobre a "espiritualidade global" baseada na concepção de um universo absolutamente uno no qual não se distinguem sujeito e objeto, Criador e criaturas. Deus e homem. Para os autores mais autores mais autorizados da New Age a humanidade é uma coisa só no seu interior; Humanidade e natureza, uma coisa só; o Universo e Deus uma coisa só, o que resulta em panteismo ou mais exatamente, em um pan-en-teis-mo.

Observa-se que com estes pressupostos a nova era consegue abrir uma grande guarda – chave e ajuntar uma ampla gama de doutrinas e um vasto mundo das disciplinas da ciência.


A tentativa de uma definição do movimento NEW AGE é difícil, visto que definir é delimitar e a New Age não é um movimento tão simples para colocar algumas delimitações numa definição. Para que a possibilidade de errar menos e ainda não criarmos uma definição influenciada com nossos pressupostos religiosos – ideológicos – filosóficos, apresentaremos as apresentações que o movimento faz de si mesmo, e assim, quem o de seja, poderá "julgar" o movimento à luz das definições, ou, se houver condições, o inverso também é possível

"quando falamos de uma "Nova Era", estamos querendo significar um movimento evolutivo que está sendo esboçado nestes últimos decênios, que têm as Suas raízes na própria desagregação (da sociedade), como reação a ela e que vai em direção a formação de uma consciência global e unitiva" (Weil, P. p. 112).

Possivelmente uma das mais completas apresentações da Nova Era, é feita por Marilyn Fergunson, autora do livro " A Conspiração Aquariana", ela escreve,

" O paradigma da Conspiração Aquariana vê a humanidade embutida na natureza. Promove a autonomia do indivíduo em uma sociedade descentralizada. Encara-nos como os administradores de todos os recursos, internos e externos. Declara que não somos vítimas, nem peões, e nem estamos limitados por condições ou condicionamentos. Herdeiros de riquezas evolucionárias, somos capazes de imaginar, inventar e fazer experiências que até agora apenas vislumbramos.

A natureza não é boa nem má, mas aberta a uma transformação e transcendência contínua. Só precisa descobrir a si mesma. A nova perspectiva respeita a ecologia de todas as coisas: nascimento, morte, aprendizado, saúde, família, trabalho, ciência, espiritualidade, as artes, a comunidade, relacionamentos, política." (Fergunson, M. p.29)

Cada afirmação de Fergunson poderia ser avaliada nesta apresentação / definição da New Age. Uma linha ajunta: o panteísmo, o antinomianismo, a soberba do eu (egocentrismo), o evolucionismo, etc.

"Apresenta uma síntese de práticas alternativas de curas, aliadas a exercícios, como o Tai-chichuan e a práticas, por exemplo, do pensamento positivo, visando um perfeito equilíbrio físico, mental e espiritual. A palavra chave é a busca do autoconhecimento, da volta do homem para o seu eu interior. (Revista da Cooperhodia, p. 12)

Resta-nos ver alguns dos objetivos que são descobertos na literatura da Nova Era. Conforme a Nova Era, haverá um derramar de um novo espírito. Este espírito conduzirá os homens da Nova Era a uma expansão da consciência, com ajuda de diferentes técnicas, assim haverá condições de viver uma vida sem dificuldades e problemas. O objetivo da Nova Era é levar "a consumação do Plano para a raça", o desejo é "que o Plano possa ser corretamente materializado, e o final deste século e o princípio do próximo vejam os propósitos de Deus para que o planeta e a humanidade assumam a direção e a proporção corretas. Desta maneira, a nova cultura para os relativamente poucos e a nova civilização, para os muitos durante a era vindoura, começarão de tal maneira que os povos da terra poderão entrar numa de paz e verdadeiro desenvolvimento – espiritual e material" (Bailey Destino das Nações, p. 17).

A idéia é estabelecer uma nova religião mundial e uma nova ordem política e social,

A atuação da Lei da Compreensão Amorosa será grandemente facilitada e apressada durante a Era Aquariana que estamos considerando; será evidenciada mais tarde no desenvolvimento de um espírito internacional universal, no reconhecimento de uma fé universal em Deus e na humanidade também como a principal expressão da divindade no planeta e na transferência da consciência humana do mundo das coisas materiais para aquele mais puramente psíquico. (Bailey, A p. 44)

Na atualidade, o conceito de uma religião mundial e a necessidade de sua aparição são amplamente desejados e se trabalha lentamente para isso.

A união dos credos é hoje objeto de discussão.
Os trabalhadores do setor religioso formularão o programa universal da nova religião. É um trabalho de síntese amorosa, que ênfase na unidade e fraternidade do espírito. Este grupo, em forma muito especial, constitui um canal para as atividades do Cristo, o Instrutor do Mundo. O programa da nova religião mundial será estruturado por inumeráveis grupos que trabalham inspirados por Cristo. (Bailey A O Reaparecimento do Cristo p. 126, grifos meus).

1. Esta nova religião mundial poderá Ter uma "nova oração" ou uma "nova invocação" à semelhança na importância do Pai nosso para a Cristandade ou o Salmos 23 para o judeu. O uso desta invocação "apressa" o cumprimento do plano.

2. A nova religião mundial será o renascimento da religião de mistério da Babilônia.

3. O Plano alcançará o seu clímax quando o "messias" da Nova Era assumir o controle.

Aquilo de que mais se necessita, na atualidade, como preparação para o seu reaparecimento é desenvolver o reconhecimento espiritual, pois ninguém sabe em que nação aparecerá, pois que poderá dizer se será inglês, russo, negro, latino, turco, hindu ou de qualquer outra nacionalidade?
Talvez professe a fé cristã, hindu ou budista, ou não pertence a nenhum credo: (...) Estarão à Sua disposição todos os sistemas mundiais de comunicação e relação, os quais contribuem para tornar mais excepcional Sua oportunidade e, para isto, também Ele deve preparar-se. (Bailey, A O Reaparecimento do Cristo, p. 18).

4. Espíritos cósmicos irão ajudar à Nova Era e a aclamar o homem -Deus da Nova Era como mestre do Mundo. Interessante será citar aqui uma reportagem da revista Veja de 4/05/1988, p. 140, que aborda uma reportagem de Shirley Maclaine, arauto da Nova Era.

A espinha dorsal de A vida é um Palco é a descrição da atriz do que aconteceu nos bastidores das filmagem da ministrei Minhas Vidas, exibida no Brasil pela Rede Globo, no ano passado, e baseada justamente em seu primeiro livro. Nas filmagens, segundo a narrativa de Shirley, além dos problemas corriqueiros de produção, ocorreram fenômenos místicos formidáveis. Espíritos desceram à Terra para opinar sobre o que deveria ser filmado.

Para o movimento New Age esta nova religião mundial dará ênfase na "união fraternal" do espírito e o seu programa será estruturado " por inumeráveis grupos que trabalham inspirados por Cristo. Desta forma segundo o movimento Nova Era "as igrejas ocidentais necessitam compreender, também que, em essência, há uma só Igreja, que não é necessariamente a instituição cristã ortodoxa". Isto está em razão de que "Deus trabalha de muitas maneira e através de muitos credos e agentes religiosos. Sua união dará como resultado a revelação da verdade em toda sua plenitude". Por isto deverão ser eliminadas as "doutrinas não essenciais" mostrando e ressaltando as "doutrinas essenciais, e assim a unidade revelará "plenitude a verdade. Isto será realizado pela nova religião mundial, cuja instalação dar – se – á passo acelerado depois do reaparecimento do Cristo".De uma coisa podemos estar seguros: esta aproximação comprovará, em forma profundamente espiritual e, não obstante, absolutamente real, a verdade da imanência de Deus. As igrejas acentuaram e exploraram a extraterritorialidade da Deidade e postularam a presença de uma Deus Criador, Mantenedor e criativamente ativo e, ai mesmo tempo, alheio à Sua criação -* um observador inescrutável. Haverá de se demostrar que este tipo de criador transcedente é falso, e haverá de se contestar esta doutrina, mediante da manifestação de Deus no homem, a esperança de glória. Tal é o que demonstrará aproximação: provará, também, a íntima relação que existe entre Deus Transcedente e aquilo naquele em quem "vivemos, nos movemos e temos e temos o nosso ser", porque "havemos compenetrado todo o Universo com um ‘ fragmento de Si mesmo Ele permanece". Deus é imanente em toda forma criada. A glória é a expressão da divindade inata, em todos os seus atributos e espéctos, qualidade e poderes, que há de ser revelada por meio da humanidade. (p. 119)As aproximações, segundo a Nova Era, afetam toda a humanidade em sua totalidade ou uma pequena parte, e são efetivadas pelos reveladores de Deus. Estes procedem do centro espiritual (Reino de Deus), onde habita a "Hierarquia Espiritual", a qual "constantemente se tem aproximado da humanidade, na medida em que o homem vai– se tornando mais consciente da divindade e mais apto para entrar em contato com o divino. "Por isto no pensamento da Nova Era estamos na expectativa de "uma outra grande Aproximação da divindade e uma nova revelação espiritual são, hoje, possíveis. A nova revelação é iminente e Quem a trará e completará está se aproximando firmemente de nós".

A Quarta verdade que servirá como base para a nova religião mundial, segundo a Nova Era é a Continuidade da Revelação e as Aproximações Divinas. Para o movimento em estudo sempre houve um contato com a divindade, sempre existiu uma necessidade mutua para este relacionamento, desta forma, a "história da humanidade é, em realidade, a história da súplica do homem por maior luz e de contato com Deus, assim também a chagada da luz e a aproximação de Deus ao homem. Sempre o Salvador, Avatar ou Instrutor do Mundo, surgiu do lugar secreto do Altíssimo, trazendo ao homem uma nova revelação, uma nova esperança e um novo incentivo para uma vida espiritual mais plena".


A terceira verdade é a realidade da imortalidade e da Persistência Eterna. Segundo a Nova Era a esperança e convicção de encarar a morte está em sabermos que "devemos voltar à vida, novamente, que viemos e vamos, e perduramos, porque somos divinos e os regentes de nosso próprio destino". Desta maneira precisamos compreender e reconhecer duas "grandes leis da natureza: a Lei do Renascimento e a Lei de Causa e Efeito chamada no Oriente a Lei do Carma". Para esta nova religião com característica mundial, "o espírito do homem é imortal; perdura eternamente e progride paulatinamente, no caminho da Evolução, desenvolvendo, enforma constante, os atributos e aspectos divinos". É este o reconhecimento e apresentação que indicam as duas leis já assinaladas.


Como conseqüência desta síntese defendida pelo movimento Nova Era, temos a Segunda verdade da nova religião mundial que é a relação do homem com Deus. Segundo os newagerianos, é inerente à consciência humana duma maneira indefinida e incipiente, um sentido de divindade. Este ponto de vista já foi discutido anteriormente neste trabalho.


A idéia central para a Nova Era é que deveria haver uma síntese das verdades apresentadas pelos credos orientais e ocidentais. O primeiro, se fundo a New Age, apresenta o Deus Imanente, enquanto que o segundo apresenta o Deus Transcendente, assim segundo Alice Bailey, A igreja teria que expor uma síntese destas duas idéias, que resumidas por Shri Krishna, no Bhagavad Gita: '‘havendo interpenetrado todo o Universo com um fragmento de Mim mesmo, Eu permaneço. ‘Deus mais grandioso que todo o criado e, não obstante, Deus presente na parte; Deus Transcendente resguarda o plano de nosso mundo e constitui o Propósito que condiciona todas as vidas, desde o minúsculo átomo, passando por todos os reinos da natureza, até chegar ao homem".


Primeira verdade: A realidade de Deus. Não há uma definição clara a que "deus" se refere visto que, "essa realidade capital pode ser denominada como o homem quiser, de acordo com sua inclinação mental ou emocional e sua tradição racial e hereditária, pois não há nome que possa defini–lá nem condiciona–lá". O que é dito aqui é uma sistematização esotérica do provérbio popular " todos os caminhos levam a Deus".


Cabe agora indicar estas verdades que caracterizarão esta nova religião mundial. Para esta apresentação lançamos mãos do livro de Alice A. Bailey, O Reaparecimento do Cristo, p. 115 – 126. Dito livro é apontado como "mola propulsora" do movimento Nova Era logo após a sua publicação. (Cf. Jornal do Brasil, 12/06/1991, 1º Caderno, p. 11)


Desaparecerá o não essencial; permanecerão os fundamentos da fé, sobre os quais Ele poderá erigir a nova religião mundial, a que todos os homens esperam. Esta nova religião deve estar baseada sobre as verdades que suportaram a prova do tempo e trouxeram bem – estar e segurança aos homens,.."


Quando o Cristo reaparecer com toda segurança


O movimento em estudo tece severas críticas as igrejas estabelecidas, seja a igreja Católica Romana, a Igreja Grega Ortodoxa, as Igrejas Protestantes, etc. Esta crítica é direcionada a um "status – eclesiástico" e ineficiente das igrejas institucionalizadas. As necessidade espirituais da humanidade, segundo o movimento, não foram satisfeitas pelas igrejas institucionalizadas. Estas pelo contrário impediram o crescimento do espírito religioso, por isto,


...a apresentação da verdade divina, tal como foi dada pelas igrejas, no Ocidente, e pelos instrutores, no Oriente, não se manteve à altura do desenvolvimento intelectual do espírito – humanos. Apresenta-se, ainda, ao que busca, as mesmas palavras ou idéias que de forma alguma o satisfazem, mentalmente, nem respondem às suas necessidades práticas, neste mundo cheio de dificuldades. Pede – se – lhe que creia e que não duvide, porém não lhe pede que compreenda; diz – se – lhe não ser possível que compreenda, entretanto pode – se lhe que aceite as interpretações e as afirmações de outras mentes, que pretendem possuir e compreender a Verdade. Não crê que as mentes e interpretações alheias sejam melhores que a própria. As mesmas velhas fórmulas, teologias e interpretações são consideradas adequadas para enfrentar as necessidades e investigações atuais do homem moderno, porém, na realidade, não o são. A igreja de hoje é a tumba de Cristo e a lápide da teologia foi arrastada até a porta do sepulcro. (Bailey, Alice. O reaparecimento de Cristo, p. 111, grifos da autora)


Sendo o movimento newageriano uma "cultura" são os espiritual os esotérico, iluminados, etc., que se encarregam de difundir esta nova religião. Embora poliformes as apresentações, o movimento consegue atrair diferentes escolas, ciências, grupos, etc., de índole religiosa, pois todos eles propugnam um alvo: NOVA ERA, além dalguns pontos doutrinários comuns. Se há um aspecto psicológico que une os indivíduos – religiosos neste movimento, como também poderia ser indicado como uma das razões para esta nova religião é, DECEPÇÃO, FRUSTAÇÃO, FOSSILIZAÇÃO. È isto que é apontado por aquela conhecida como o "novo João Batista,"


O movimento Nova Era aponta para o futuro a necessidade de uma religião exclusiva com determinadas características. No aspectos religioso o movimento acusa todas as religiões de terem falhado, mas ao mesmo tempo indica que nestas religiões sempre houve "alguns iluminados" que compreendera, a real mensagem de Deus. São estes iluminados que matizarem e mantêm "as verdade essenciais" que poderiam por meio destas, formar uma nova religião para Nova Era.



A Nova Religião Mundial Segundo A Nova Era


Abrem as portas da percepção, pois é assim que descobriremos e veremos a verdadeira realidade. É esta a função da "invasão" de cursos, técnicas, instituições, livros, que vemos na atualidade.


Sem dúvidas que a pergunta natural que se levanta é: Se temos todas estas capacidades, se possuímos todos estes atributos da divindade, então, por quê nós não nos reconhecemos como deuses? A resposta é simples: IGNORÂNCIA. Para o movimento Nova Era a cultura ocidental tem dado forma a nossa consciência, ajustado experiência e domesticado nossa meta – física. Ficamos contente com o dia a dia, com as ilusões humanas e com a nossa finatude. "Precisamos ser iluminados", "termos que descobrir nossa verdadeira identidade", são os anúncios da Nova Era. Mas como conseguir? Temos que alterar nossa consciência através de técnicas que


A expressão ‘sois deuses’, que para os nossos estudiosos bíblicos é uma mera abstração, tem para os cabalistas um significado vital. Todo espírito imortal que se irradia sobre um ser humano é um deus – o Microcosmo do Macrocosmo, parte e parcela do Deus desconhecido, a Causa Primária de que ele é uma emanção direta. Possui todos os atributos de sua fonte original. Entre esses atributos, estão a onisciência e a onipotência. Dotado de tais atributos, mas incapaz de manifestá-los enquanto está no corpo, durante cujo período são obscurecidos, velados e limitados pelas faculdades da natureza física, o homem habitado pela divindade pode elevar-se muito acima de seus semelhantes, pôr em evidências seus conhecimentos divinos e fazer prova de poderes deifico; pois, enquanto o resto dos mortais ao seu redor são ensoberbecidos por seu Eu divino, com todas as possibilidades de se tornarem imortais durante sua estada aqui, mas sem outra certeza do que seus esforços pessoais para conquistar o reino dos céus, o homem assim eleito já se tornou imortal enquanto está na Terra. Seu prêmio está assegurado. Doravante, ele viverá para sempre na vida eterna. Não apenas ele pode Ter ‘domínio’ sobre todas as obras da criação empregando a ‘excelência’ do NOME (o inefável), mas nesta vida, não, como Paulo afirma, ‘abaixo dos anjos’". (Blavatsky, H. P. Ísis sem Véu. V. 3 p. 137 (Grifos meus).


Finalizando este ponto queremos apontar a base teosógrafica ou a fonte de onde o movimento Nova Era tem bebido o seu arcabouço doutrinário.


A última afirmação é que a humanidade é uma extensão de Deus (ou realidade última – da mesma que tudo o que mais existe – com quem compartilha sua natureza e ser essencial. Esta essência divina é o verdadeiro Eu da humanidade. Um dos autores e ativistas do movimento Nova Era George Leonard afirma que cada um de nós" é o universo completo" e "nós somos como um Deus, onipotente e onisciente. "(Groothuis, Douglas R. Unmas-King the New Age p. 22). Esta idéia é confirmada pelo P. Lauro Trevisan quando escreve: "O Sol, a sua luz e a sua Energia, são a trindade humana da Era de Aquarius, que assinala o nascer de um novo Homem, o Homem-racional-divino e, portanto, Todo-Poderoso" e o exercício deste poder, segundo Trevisan, é efetivado através da confiança nesta afirmação, pois, "a Fé é palavra na sua dimensão infinita. Esta contém em si mesma a manifestação divina, por isso é infalível e milagrosa." (Trevisan, Lauro. p. 121 e 91).


O ensino bíblico afirma que não tudo é Deus. Ele é o criador e está numa posição transcendente da sua criação. Ele está presente na sua criação mas não pode ser confundido com ela. "...porque Deus está no céu, e tu estas sobre a terra..." (Ec: 5:2). O criador não é uma energia, força impessoal, ou uma percepção interna (Consciência). Ele é o Ser pessoal de infinita inteligência, poder e pureza. Deus não é uma entidade amoral, porem um agente moral que chama ao arrependimento e à fé.


A Segunda afirmação é indicada como "panteísmo". Todas as coisas participam da essência divina. Aqui a idéia do Deus pessoal é abandonada em favor de uma energia impessoal, força ou consciência. Esta realidade se manifesta na criação como uma interação dinâmica dos opostos, mas de opostos aparentes: luz/trevas; macho/fêmea; agressividade/ passividade; bem / mal; e assim por diante. Essas polaridades não são absolutas. São facetas diferentes daquela realidade única de onde flui tudo e para onde tudo volta. Mesmo sendo diferentes, tudo é Um. A realidade se dissolve numa unidade cósmica.


Sem dúvidas que o pensamento monista é contrário ao ensino bíblico. O texto da Palavra de Deus afirma que Deus criou a diversidade de objetos, eventos e pessoas. O livro de Gênesis nos lembra que Deus cria as coisas em particular. Há uma diversidade de coisas criadas não redutíveis a uma unidade mononística. Deus separou a luz das trevas, o dia da noite, a terra do céu, a terra dos mares. Todas as coisas tem um criador comum e são por Ele sustentados (Hb: 1:3). Finalmente, Deus criou o homem e a mulher à sua imagem (Gn: 1:26-27). Isto não significa uma pretensa homogeneidade ou uma unidade indiferenciada o que nos temos é uma pluralidade, uma "incorrigível pluralidade" (C.C. Lewis).


Na primeira premissa temos que homem e Deus e todas as coisas criadas são uma só. Não há distinção entre uma pessoa, uma planta, um planeta e um cesto de papel. Esta idéia permeia todo o movimento newageriano e as várias manifestações do mesmo, tais como: saúde holística, a nova física, a psicologia transpessoal, as religiões orientais, o ocultismo. Para o monismo tudo está interrelacionado, interdependente e as diferenças são exclusivamente aparentes e não reais. Este também é o ensino fundamental da base Teosófica da Nova Era, extraída dos ensinos de Helena P. Blavatsky que escreve a respeito da "importância de se compreender os princípios fundamentais, sem os quais o estudo do Ocultismo se torna incompreensível, sendo que dentre eles se destaca a afirmação da Unidade Essencial de Toda Existência, uma idéia que ganha contornos cada vez mais nítidos na visão de mundo delineada pela ciência contemporânea. " (Blavatsky, H. P. Fundamentos da Filosofia Esotérica, p. 7. Grifos meus)


A humanidade é Deus


Tudo é Deus (Panteísmo)

Tudo é um (Monismo)


Resumidamente, podemos indicar que o ensino newageriano tem enfatizado três premissas; a saber:


As experiências místicas contemporâneas de muitos indivíduos em muitas partes do mundo centralizaram-se nos anos recentes em uma visão coletiva e intensificada, a consciência de uma iminente transição na história humana: uma evolução da consciência tão significativa como qualquer passo na longa cadeia de nossa evolução biológica. A visão consensual, quaisquer que sejam suas variações, vê essa transformação da consciência como o momento previsto nas profecias mais antigas de todas as tradições do conhecimento direto – o fim de um mundo e o nascimento de um novo, um apocalipse, o período do fim dos tempos’ da caba, o despertar de um crescente número de seres humanos para o seu potencial divino. ‘A semente de Deus está em nós’ disse Meister Eckhart. ‘As sementes da pêra transformam-se em pereiras, as de nozes em nogueiras, e a semente de Deus transmita-se em Deus’. (Fergunson, Marilyn. P. 365. Grifos meus)


Finalmente, 
Um jovem espiritualmente precoce recorda a experiência com Deus imanente vivida ao observar sua irmãzinha tomar leite’...De repente percebi que ela era Deus e o leite era deus. Isto é, o que ela fazia era despejar Deus dentro de Deus...’ (Fergunson, M. p. 352 e 363. Grifod do autor).


O exponentes dos ensinos newagerianos incentivam a descobrirem Deus em todas as circunstâncias da sua vida. Fergunson citando o conto de J. D. Salinger, "Teddy" apresenta uma experiência mística do reconhecimento de Deus como válida, hei-la:


Deus é a consciência que se manifesta como lila, a ação do universo. Deus é a matriz organizadora que podemos experimentar mas não descrever, a que dá vida à matéria.


Deus é percebido como fluxo, integridade, o infinito caleidoscópio da vida e da morte, a Causa Suprema, a base do Ser, o que Alan Watts chamou de ‘o silêncio do qual emanam todos os sons’.


Darei a essa parte superior do universo o nome de Deus.


Na tradição espiritual emergente, Deus não é o personagem do catecismo, mas assemelha-se à dimensão descrita por Willian James: ‘ Os limites mais avançados de nosso ser mergulham, ao que me parece, em uma dimensão de existência oposta ao mundo sensato e meramente ‘compreensível’... Pertencemos a ele de uma forma mais estreita do que aquela em que pertencemos ao mundo visível, pois pertencemos, no sentido mais profundo, ao que quer que pertençam nossos ideais....



Ainda, A idéia de um Deus internos era particularmente perturbadora: o ponto de vista religioso, incorporado pelo movimento de saúde holístico, afirmou a coalizão, ‘é uma parte integral da visão mística que está penetrando de forma coordenada em todos os aspectos de nossa consciência cultural...Não se trata de um modismo passageiro, não irá desaparecer e é, em sua essência, hostil ao Cristianismo Bíblico. (grifos meus)

O termo técnico usado pela Nova Era para esta relação criador – criatura é "visão holística" que se refere "ao todo" "ao conjunto", em suas relações com suas "partes", à inteireza do mundo e dos seres. (Cf. Weil, Pierre, Holística Uma Nova Visão e Abordagem do Real, 122 p.)


O ensino newageriano relacionado ao assunto criador - criatura não somente está relacionado ao ser humano, mas também o está com relação à natureza, assim "a comunhão universal determina que o indivíduo é o universo e o universo é o indivíduo. Esta interação funde o ser humano com universo físico, numa íntima relação de amor essencial". (Trevisan. L. p. 123)


O homem de Aquarius não está voltado para o seu declínio e desintegração futura, mas para o infinito do ser, para a eternidade do seu espírito, para a presença do Pai no seu secreto. Por isso, tem em mente que a eterna juventude mora nele mesmo, já que nas profundezas do seu ser existe o Eu Sou que, pela significação das próprias palavras, quer afirmar eternidade, imortalidade, eterna juventude, vida indestrutível. (Trevisan, Lauro. p. 110, 93)


Para a Nova Era, "o eu-humano será uma unidade com eu-divino, daí resultando o conhecimento e o controle do Poder e da Sabedoria Infinitos". Assim que,


...faz com que você e o Pai que habita o seu interior, sejam um. Já não busca mais o Pai, mas o reconhece dentro de si. A criatura humana reconhece que é da espécie divina, imagem e semelhança de Deus, e que, acima de tudo, é uma unidade com Deus... Agora é simples aceitar que todos têm poder ilimitado e são capazes de alcançar qualquer objetivo na vida, pois, se Deus é no ser humano e o ser humano é em Deus, consequentemente tem o poder de Deus...Como há esta interligação absoluta entre o homem e o Deus imanente, a palavra do homem é a palavra de Deus; o pedido do homem é a resposta de Deus; o desejo do homem é o atendimento de Deus. Em outras palavras, o poder de Deus é o poder do homem. (Cf. Trevisan, Lauro. P. 99-101).


O Movimento Nova Era redescobre o mundo espiritual–místico e o seu ensino e prático é procurar descobrir Deus no ser humano. O padre Trevisan escreve que "na Era de Aquarius entramos na culminância mais elevada em termos de relacionamento entre Deus e o homem, porque se trata da descoberta de que Deus é no ser humano", isto significa segundo Trevisan,


Para a Nova Era o homem precisa descobrir as forças interiores dormentes, que segundo o movimento, negadas ao longo da vida. A idéia é despertar e descobrir que o ser humano carrega consigo mesmo a saúde e doença, prosperidade e insucesso, crescimento e estagnação, etc. Desta forma como ensina Louise L. Hay, "os padrões de nossos pensamento são responsáveis por doenças, saúde, sucesso e insucesso", assim que o homem é vítima de si mesmo, pelo uso inadequado de seus pensamentos e energia, como observa Perl, F. ‘estamos usando a maior parte de nossa e energia para jogos autodestrutivos, para jogos auto-impedidores!...e nos impedimos de crescer...Transcendência o caminho do autoconhecimento". (Cf. New Age Informativo, p. 11).


A Autodeterminação propõe uma alternativa prática e vigorosa ao cetismo: uma mudança de nós mesmos e da sociedade pela transformação do mito mais básico pelo qual temos vivido – presupostos sobre nossa natureza e potencial... a libertação do corpo, da mente e dos sentimentos de cada indivíduo. Há, literalmente, milhões de pessoas dizendo: ‘Quero ser quem eu sou e quero ser completo’. (Fergunson, M. p. 219-221, grifos meus)


Em 1976, uma coalizão de deputados estaduais, congressistas e cidadãos formam nos EUA uma organização de âmbito estadual chamada de "A autodeterminação,


Esta pregação tem cruzado as fronteiras sócias, religiosas e filosóficas, a Nova Era é suficientemente ampla e feral para caberem dentro de si todo tipo de pessoas sem importunar-se com idade, religiões e níveis sócio-econômico-culturais. O comportamento humano, com esta mensagem do "potencial humano" se tem modificado radicalmente, é um surgir de palestras, cursos, atividades esotéricas, ciências ocultas, bruxarias, etc., isto uma nova "religião", a "religião do deus interior". "O Psicossociólogo Daniel Yankelovich..faz uma análise acurada da mudança que se caracteriza essencialmente por um fato novo: a procura da autorealização. Oitenta por cento da população (EUA) estão empenhados de uma maneira ou outra neste trabalho. Acham uma evolução pessoal é importante na sua vida e dizem trabalhar arduamente nisto. Procuram Ter novas experiências, participar de grupos de "autodescoberta". (Weil, Pierre. P. 110)


Outro nome ligado ao Centro de Esalen é Timothy Leary, ex-guru dos hippies e militantes em favor do uso do LSD (ácido lisérgico) e considerando pelo FBI como "o homem mais perigoso do mundo". Leary esteve no Brasil no encontro promovido nos dias 10 a 14 de março de 1992, em São Paulo, no Hotel Maksoud Plaza, pela ordem hermética "Aurora Dourada", criada há cem anos na Inglaterra e instalada só há dois anos no Brasil. A tentativa deste encontro era "fazer discípulos" visto que Brasil carece de "magos". Segundo a organizadora do evento, "cada um é responsável por melhorar sua vida. Se eu melhoro minha vida, minha espiritualidade, automaticamente contribuo para um mundo melhor". (Cf. folha de São Paulo, "Magos da Nova era Tentam fazer discípulos no Brasil, 10/03/1992.


O Centro de Esalen é uma das instituições que tem exercido grande influência no mundo todo. É um centro propagador do "desenvolvimento do potencial humano". Foi dali que saiu Carlos Castañeda, conhecido nos anos 70 por seus livros de natureza eminentemente oculistas, como a "Erva do Diabo" por exemplo, no qual narrava suas experiências com bruxos mexicanos e drogas alucinógenas. (Cf. Revista Kerigma, Jan/Fev 1992, p. 16-17).


Explorar o equilíbrio dinâmico que aparentemente unifica valores opostos: o Oriente e o Ocidente, o antigo e o moderno...Acreditamos na liberdade das pessoas em traçarem o rumo de suas próprias vidas em uma aventura sem limites.... Convidamos você a se unir a nós nessa viagem de descobrimento, cujo ponto de origem está em qualquer lugar e cujo objetivo é infinito... O objetivo da Fundação das Novas Dimensões é "comunicar a visão e as infinitas possibilidades do potencial humano...usar os meios de comunicação para apresentar novas idéias, novas escolhas, novas opções, novas soluções...para promover mais comunicação sobre a natureza da mudança pessoal e social". (Fergunson, M. p. 12-124).


É este despertar do "potencial humano que tem provocado uma avalanche de instituições e cursos que ensinam a despertar e usar as capacidades do ser humano em benefício da sua paz, prosperidade. Esta instituições declaram os seus objetivos indicando que desejam:


Na infinidade da vida onde estou tudo é perfeito pleno e completo. Acredito num poder muito maior do que eu, que flui através de mim cada momento de cada dia. Abro-me a sabedoria interior sabendo que existe apenas uma inteligência neste Universo. Confio neste Poder e nesta Inteligência, sabendo que tudo que precisa vem a mim na hora no espaço e freqüência certa. Tudo esta bem no meu mundo. (Louves L. Ha, in. New Age Informátivo, p. 16)


Uma das ênfases do movimento Nova Era que cativa a um grande número de adeptos é a pregação do potencial humano. Anuncia-se que o homem está em condições de sair do estado de coisas em que se encontra e que isto não está acontecendo por mera ignorância. O homem precisa descobrir-se, iniciar um autoconhecimento para transformar a situação caótica em que vive a humanidade. O indivíduo que inicia este processo de autoconhecimento é incentivado a unir-se aos grupos já existentes para levar a humanidade a um estado de fraternidade universal, de paz e harmonia. Numa sociedade envolvida no desespero esta é uma mensagem que desperta a esperança e motiva e envolvimento com movimento newageriano.
A Mensagem Central Da Nova Era


Finalmente, "os grupos ou países que não desejassem enquadrar-se nas diretrizes do governo mundial continuariam vivendo em reservas ou territórios fora do domínio deste governo, desde que era sua extensão não fosse significativa na superfície total do planeta".


Esta constituição é um exercício que "propõe formas concretas para o funcionamento de um governo mundial" e no geral apresenta: "as funções, a estrutura básica, os poderes, os órgãos e princípios diretivos do governo mundial. Prevê a estrutura do Parlamento, do Executivo, da administração e do Judiciário, o "ombudsman" mundial, além do sistema de vigilância e do complexo integrativo".


4."Que o princípio da unidade na diversidade é a base para uma nova era na qual a guerra será banida e a paz prevalecerá".


3."A humanidade é Una, apesar da existência de diversas nações, credos, ideologias e culturas" (...)

colocando a humanidade à beira da catástrofe ecológico e social e do desastre através de armamentismo" (...)


A consciência de que "o abuso da ciência e da tecnologia vem


A consciência" da interdependência dos povos e das nações..!!


O anteprojeto de Constituição para a Federação do Planeta Terra "apresenta a visão de que nos encontramos no limiar de uma era de paz, prosperidade, justiça e harmonia (...). (...) Alinham-se argumentos que ambas esta iniciativa tomada por cidadão do mundo, decididos a dar os primeiros passos para o estabelecimento de uma federação planetária. (...)


"A Constituição para a Federação da Terra foi formulada por uma Assembléia Constituinte Mundial reunida na Áustria e composta de 135 participantes de 25 países".


Neste mesmo Congresso o arquiteto Maurício André, brasileiro, apresentou a palestra: "Constituição Planetária" que visa esta Nova Ordem Mundial. A seguir alguns pontos-chaves da palestra e que serve ao objetivo deste trabalho.


Somente uma ordem mundial que seja construída sobre essa compreensão, da profunda natureza humana, pode trazer um estado permanente de paz. (...) Aquilo de que mais necessitamos é desenvolver essa capacidade de autoconsciência e, compreendendo e analisando nossa própria natureza, criar uma ordem e um relacionamento baseado nesse sentido de unidade, e não na ilusão das diferenças. (Brandão, D, p.145)


(...) Autocompreensão e autoconhecimento é o que há de mais importante para a felicidade e a paz de toda a humanidade.


Um dos palestrantes deste congresso falando à respeito: "Em Direção A Uma Nova Ordem Mundial" afirma que:


Uma nova civilização está nascendo, uma mutação de consciência está em curso. Ela se traduz pelo progressivo reconhecimento mundial da visão holística, que estabelece pontes sobre todas as fronteiras do conhecimento humano, resgatando o amor essencial como base da vinculação entre todos os viventes. (Brandão D. p. 156).


O 1º Congresso Holístico Internacional e Iº Congresso Holístico Brasileiro, ocorridos em Brasília de 26 a 29 de Março de 1987, promulgou um manifesto conhecido como a "Carta de Brasileira", onde é apresentada uma síntese do encontro. Num dos seu pontos o documento indica que:


A Literatura da nova era prevê um mundo de paz e harmonia. As crises mundiais e degradação da sociedade é o ponto de apoio para a Nova insurgir com uma mensagem de esperança, de paz, de transformação que parte do indivíduo. Incentiva-se uma união em trono de projetos que viabilizem esta "unidade mundial" e a concretizem. Nesta "idade de ouro" que surgirá "ELE", mas para isto "terá que desaparecer nossa atual civilização". (...) O primeiro passo será a emergência, da humanidade, da morte de sua civilização, de suas antigas idéias e modos de viver, do abandono de suas metas materialista e de seu detestável egoísmo, do seu progresso em direção à clara luz da ressurreição". (Bailey A O Reaparecimento do Cristo, p. 21). A Nova Era exige:" (...) abertura de todas as fronteiras e criação de um sistema monetário único" (Weil, P. 78)


A Nova Ordem Mundial Segundo A Nova Era



Concluindo, torna-se preocupante o avanço do movimento da Nova Era, especialmente ao observar que a educação não podia escapar dos seus objetivos. Aqui as nossas crianças poderão ser ensinadas e preparadas para o amanhã. E este amanha poderá ser no estilo da Nova Era ou no estilo cristão. Cabe as nossas Igrejas reagirem com maior ênfase a este "furacão de doutrinas", senão amanhã teremos que lamentar. Sem dúvidas que muitos recursos nós temos: espaço, tempo financeiro, profissionais especializados, etc. Talvez o que falte é disposição, sacrifício para instaurarmos uma NOVA ERA COM CRISTO e não permitirmos o avanço deste movimento que cada dia se enraíza mais e mais no meio da sociedade brasileira.

Outros exponentes deste movimento têm elaborado e criado um estilo pedagógico nesta nova perspectiva da educação, tais como: Alice Bailey e Rudolf Steiner (Pedagogia Waldorf). Em ambos a ênfase é orientação mística, exercícios de meditação, esoterismo-ocultismo, astrologia, etc.


Para uma nova era precisamos de um novo currículo e assim alcançaremos a educação transpessoal. O que propõe o movimento Nova Era?. Segundo a Nova Era, já está colocado em prática esta sendo colocada em prática esta educação, mas o medo permeia o ambiente onde se intenta aplicar este novo currículo, por isso é recomendado manter aquilo que funciona, e procurar soluções novas enfrentando as necessidade que se encontram na frente, para isso. "Use métodos naturais para abrandar energias superativas: ioga, meditações, massagens, movimentos, nutrição (...) aprenda como conduzir atividades de concentração, meditação em grupo e técnicas de relaxamento", mesmo levando em considerações alguns componentes do currículo determinado por lei, o educador da Nova era deve integrar "muitos assuntos acadêmicos com atividades do ‘cérebro direito’ (música, ginástica, artes, estímulo sensorial) ou os apresentam dramaticamente, como na encenação de julgamentos históricos de modo a fazer os estudantes pensarem sobre o assunto com interesse e vigor renovado. O estudante vivenciam outros períodos históricos e outras culturas, organizando feiras e festivais, aprendendo a música e as artes de outras épocas e lugares". Neste processo "os estados alterados da consciência são levados a sério: exercícios de ‘centralização’, meditação relaxamento e fantasia são utilizados para que se mantenham abertos os caminhos intuitivos e o aprendizados com todo o cérebro. Os estudantes são estimulados a ‘entrar em sintonia’, imaginar, identificar a sensação especial de experiências excepcionais. Há técnicas para encorajar a percepção do corpo: respiração, relaxamento, ioga, movimento, biofeedback. "Para o movimento Nova Era a ambição do novo currículo é a autonomia, baseada na convicção de que, "para que nossos filhos sejam livres, eles devem libertar-se até de nós mesmo – de nossas crenças limitadoras e gastos e hábitos adquiridos. Por vezes, isso significa ensinar com vistas a uma rebelião saudável e apropriada, e não ao conformismo. A maturidade traz consigo uma moralidade que se deriva do interior do indivíduo e não da mera obediência aos padrões culturais". (cf. Fergunson, p. 297-300).


O uso da psicologia transpessoal para esta educação é aliada a "sabedoria oriental" (entenda-se misticismo-ocultismo), pois para a Nova Era a paz procurada pelo homem moderno, é produto direto e proporcional ao grau de consciência atingido e que pode ser desenvolvido através da experiência da vida, ou por especializados. A educação transpessoal é adquirida através de outros estados de consciência, pois a "realidade vivida, (...) em estado de consciência de vigília é diferente da realidade vivenciada em estado de consciência transpessoal ou em estado de devaneio... A educação do futuro será uma cosmoeducação que levará em conta a possibilidade de ajudar o homem a entrar em estado de "superconsciência" (Weil, p. 143-144, grifos do autor). Posto isso, observando que para a Nova Era é possível "outro" tipo de conhecimento, pois seus expositores declaram que "a mente recebe mensagens de todo o universo e em que há possibilidade de um campo energético de natureza desconhecida se deslocar instantaneamente para qualquer ponto do cosmo" (Weil, p. 143), e este conhecimento é tão verdadeiro quanto é num estado de consciência de vigília. Sabemos que, um dos métodos que é usado para levar alunos a assimilarem as idéias novas sem resistência, é mediante o relaxamento e visualização, levando as crianças a um estado de vigilância chamado Alfa. Num estado de vigilância normal, a atividade elétrica cortiçal se processa num ritmo de 15 a 35 ciclos por segundo, e o indivíduo se encontra em condições de fazer uma análise criteriosa do que vê e ouve, assimilando o que considera certo e rejeitando o que considera errado. Em estado de completa reflexão, a atividade elétrica cortiçal se processa num ritmo de 8 a 12 ciclos por segundo, o que corresponde ao ritmo alfa. Neste estado, o indivíduo retém automaticamente as informações, e sofre uma perda da crítica, que o permitiria rejeitar idéias que considera erradas. Mas, para o "novo paradigma" este estado de "superconsciência" é necessário, pois, "até que os modernos educadores comecem a admitir a possibilidade de que existam unidades centrais no homem que jazem sob o mecanismo tangível, e admitam, também, a possibilidade de uma casa-de-força central de energia por trás da mente, o progresso na educação estará relativamente estacionário; a criança não receberá o treinamento inicial, nem as idéias fundamentais que a capacidade a ser humano inteligente, autodirigido". (Bailey, p. 47)


A características central, ou se podemos chamar de "coluna vertebral" da educação da Nova Era, está ligada a "uma constelação de técnicas e conceitos por vezes designada como educação transpessoal. O nome deriva de um ramo da psicologia que enfoca as capacidades transcendentes dos seres humanos. Na educação transpessoal, o aluno é encorajado a estar atento e autônomo, indagar, explorar todos os cantos e frestas da experiência consciente, procurar significado, testar os limites exteriores verificar as fronteiras e as profundidades do próprio eu... A experiência transpessoal visa a um novo tipo de aluno e um novo tipo de sociedade. Além da autoaceitação, ela promove a autotrancendência... A educação transpessoal é mais humana do que a educação tradicional... ela se propõe a ajudar a transcendência e não a fornecer meras habilidades de ajustamento,... é o processo de expor as pessoas ao mistério que existe nelas" (Fergunson, p. 271-273 grifos da autora)


Para a Nova Era as crises do nosso tempo "são o impulso de que necessita a revolução ora em marcha" (Fergunson, p. 25), assim devemos aderir à nova idéia, ao "novo paradigma", descartando totalmente aquilo que nos foi dado, pois "o novo paradigma é mais produtivo que o antigo (...). O problema é que não se pode aderir à nova idéia sem se descartar da antiga (...) a mudança deve ocorrer dum só vez" (Fergunson, p. 27). Desta forma devemos descobrir as "novas fontes do conhecimento, de eficiência e criatividade" (Fergunson, p. 265). Pois, "todos os fracassos da educação, como uma febre, indicam uma profunda luta pela saúde. O objetivo da Conspiração Aquariana é um diagnóstico tranqüilo dessa doença – tornar claro que uma síntese é necessária – uma mudança de paradigma, e não uma modificação pendular. "(Fergunson, p. 267). Segundo Marilyn Fergunson, esta mudança de paradigma já se encontra em ação em milhares de professores, consultores, psicólogos educacionais, conselheiros, administradores, pesquisadores e membros do corpo docente de faculdades de pedagogia, e assim alcançar a almejada "transformação pessoal".


movimento da Nova Era não é uma seita, não é uma religião, um grupo político, etc., este movimento é uma cultura, uma filosofia de vida, ou ainda uma "contra-cultura", que está penetrando nas mais diferentes áreas da sociedade, instituições, disciplinas do saber, etc. Por isso, confrontar a Nova Era não é uma tarefa fácil, mas é desafiadora e empolgante. Desta forma, nos propomos neste artigo apresentar o pensamento da Nova Era a respeito de Educação e assim os leitores poderão extrair as suas conclusões e formar o seu pensamento crítico.


Sem dúvidas, que as reflexões – críticas feitas nos meios evangélicos são de vital importância, pois, tem havido uma abordagem exclusivamente religiosa e bíblica. Mas, cremos ser de vital importância, conhecermos e refletirmos noutras áreas, nas quais este movimento tem apresentado as suas idéias.


Umas das marcas que a última década do século XX apresenta, é a explosão e divulgação do famigerado movimento da Nova Era (New Age). Este movimento tem ocupado um grande nos meios de comunicação. Ao mesmo tempo, muitos se têm envolvido com este movimento, duma forma direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente.
A Educação Segundo A Nova Era

As informações que se colhem a respeito das "Comunidades da Nova Era" são mais amplas. É apresentado uma "nova maneira de viver e evoluir.


Entrar em sintonia com os outros homens, sejam membros da comunidade ou não, aliviando os seus sofrimentos ou oferecendo serviços econômicos.


Neste desenvolvimento procura-se minimizar os gastos energéticos relativos a segurança (agressão, luta), sexo (prazer sexual), poder considerado como posse (competição, vaidade, prestígio), em benefício dos centros mais elevados do Ser, tais como o amor-compaixão, a criatividade, o conhecimento;


Conhecer-se a si mesmo, nos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais, desenvolvendo a consciência e a vontade.
Cultivar os valores eternos de Verdade, Beleza, Amor, Justiça, Integridade, etc., especialmente através da emoção estética. (canto..).


Consagrar-se à investigação e desenvolvimento da vida interior e à descoberta do Ser ou Divindade;


5. Ética Comunitária: Algumas comunidades espalhadas pelo mundo, segundo a Nova Era, já vivem um clima deste novo alvorecer. Estas comunidades objetivam:


A preocupação com a educação das crianças é observada nas variações de temos observando nas publicações a que os pais estão expostos. Os poderes da crianças e do primitivos, aparecem em diferentes publicações recentes: "Crianças Mágica"; de Joseph Chilton Pearce, "O Dom das Coisas Desconhecidas, de Lyall Watson; "Crianças da Nova Era", "Educando a criança do Futuro", "A Criança Consciente", etc.


4.6. Devem ser instituídas residenciais comunitárias. (Cf. Doro, M. Movimento Nova Era. Apostila, p. 05) Ainda a Nova Era afirma que a vivência em comunidade é mais salutar, pois uma criança pode Ter "vários modelo de adultos para se identificar e escolher o seu próprio comportamento, do que apenas dois. " (Weil, P. p. 141).


4.5. É necessário apressar a emancipação da mulher. É bom que haja uma troca de papéis entre homem e mulher;


4.4. O amor maternal é prejudicial e leva os filhos ao isolamento.


4.3. A família está favorecendo o individualismo e colocando em dúvidas outras instituições.


4.2. Os pais já não serão responsáveis pela educação;


4.1. A educação dos filhos é responsabilidade da sociedade;


Planejamento Familiar : Pode-se observar o progresso dos ensinamentos da Nova Era através do planejamento sobre a família elaborado pela Ministra para a mocidade e família, H. lher, da União Federal Alemã. Segundo o relatório, o planejamento prevê:




Ética Sexual: Muitos casais da Nova Era praticam o que foi chamado de "ioga do sexo", provido da tradição tântica do Oriente e também da alquimia. Este método, segundo a New Age, em praticado, permite elevar a energia níveis de beatitude e de êxtase a dois, durante a relação sexual. Essas práticas muito contribuem, segundo Weil, para evolução do casal. Nas comunidade "new agerianas" "existe uma liberdade total de relações amorosas entre os sexos".




Família: Pirre Weil, apresenta a família tradicional como pertencente à época da lagarta, isto é, a época que está desaparecendo. Na Nova Era não existe "o gênero de família nuclear sociocentrica que parece caracterizar a maioria das famílias atuais". A Nova Era conhecerá e já algumas comunidade da Nova Era conhecem, o casal transpessoal, pois na idéia tradicional, segundo os "news agers", "a relação de duas pessoas no núcleo familiar à luz da experiência coletiva (é) uma verdadeira doença, (...) a comunidade considera o núcleo familiar como oriundo de uma necessidade materialista de assegurar a posse de propriedade privada." (Weil, P.p. 140-141). A proposta da Nova Era é o "casamento aberto" que tem, segundo Weil, a filosofia de vida da eliminação total do núcleo familiar. Isto já é praticado nos movimentos comunitários "news agerianos".


Hedonismo "ateu". A orientação dos "news agers" é que: "contentar-se com a escassez é o verdadeiro Pecado" (...) Portanto, acabe com a idéia de que existe uma vontade superior que abençoa a pobreza, a resignação e o sacrifício em Seu Nome e que somente dessa forma seus propósitos poderão ser servidos" (...) Desfrutar plenamente as funções da vida real significa poder comer, beber e divertir-se quando, onde e como quiser (...) "(New Age Informativo, Agosto 91 n.º 1, p. 20 e 25)


Por ser um "grande guarda – chuva" onde uma série de idéias se encontram, não é tarefa fácil de sistematizar a ética deste movimento. Mas podemos perceber através das suas práticas, livros, diversas publicações e afirmações dos seus adeptos, alguns pontos éticos no seu sistema doutrinário.


A ÉTICA DA NOVA ERA


O homem tornando-se ou se descobrindo como "deus".


panteísmo


O que é claramente visto nas colocações acima, é que esta "exploração" religiosa é direcionadas por dois pontos básicos:


A morte não deve preocupar, pois não há julgamento adiante, mas outras vidas.


Os homens não são simples homens mas deuses em potencial. O problema não é o pecado, mas a ignorância divindade dentro de si.


Os mestres da sabedoria, os espíritos dos antepassados e os espíritos da natureza fazem parte das fontes espirituais da religião da nova Era.


Temos poderes sobrenaturais. Somos senhores do nosso próprio universo e do nosso destino.

Admite a reencarnação como processo de aperfeiçoamento do espírito para compreender sua divindade.


Tudo é Deus. Como disse a defensora do movimento, "Shirley Maclaine" (...) cada pessoa é um universo; se você se conhece, você conhece tudo. Theodoro Roszak diz que nós temos que despertar o deus que dorme na raiz do nosso ser.


Cada pessoa foi agradecida. O homem foi agraciado e traz em si o "ser divino", que precisa ser concretizado. A iluminação depende do grau já alcançado desta concretização e se constitui na medida para a plenitude da graça alcançada.


O amor é a aproximação do próximo conforme escolha pessoal. A alma se dirige para pessoas iluminadas. Ela age em busca de amor conforme escolha pessoal. Desta forma, a troca de parceiros (conjuges) é útil para transformação da alma para a divindade.

A morte é boa. A morte do corpo é necessária para que a eterna alma vivente possa se reencarnar no seu caminho de purificação, até que se torne plenamente conscientes da sua divindade e possa se manifestar na sua consciência divina – cósmica.


O homem pode evoluir gradativamente na divindade. A alma imortal contém o bom, que deve ser reconhecido e concretizado. Isto acontece por etapas, na forma de novos nascimentos, que devem transformar a alma para o ser divino.


Tudo é bom inclusive o homem. A divindade vive em tudo, no cosmos, na terra, nas plantas, nos animais e nos homens. Tudo é uma coisa só, e, finalmente, divino e bom.


Embora tenhamos afirmado que o movimento New Age não é uma seita, religião ou qualquer outra especulação religiosa, ele tem as suas marcas peculiares no aspecto religioso, isto é de fato, pois, toda cultura tem os seus valores doutrinários – religiosos. Sendo a meu ver New Age uma cultura, ela não poderia deixar esta área importante do ser humano: a procura do sagrado, um relacionamento com "Deus" com o sobrenatural. Lançamos mãos ao estudo do prof. Mário Doro o qual apresenta as teses do movimento "new ageriano" conforme apresentadas pelo Dr. Karl Heins Walper, ex-adepto do movimento:


Marcas Religiosa - Teológicas Da Nova Era


Até aqui é o que podemos observar nas nossas pesquisas em relação à proposta de Nova Era e o futuro da humanidade.


Será muito difícil a cristandade aceitar o ensinamento do Cristo, embora o Oriente o assimilará com mais facilidade. Entretanto, para despertar a cristandade, necessário se torna assentar-lhe um forte? Golpe ou apresentar a verdade por meio do sofrimento, se quisermos que os povos cristãos reconheçam seu lugar dentro de uma ampla e divina revelação mundial e considerem o Cristo como Representante de todos os credos, concedendo-lhe o lugar que por direito lhe corresponde como Instrutor mundial e não um Instrutor cristão. (Bailey, A. O Reaparecimento do Cristão, p. 52. Grifo da autora)


13. Cristãos que resistirem ao Plano serão exterminados.


12. A ciência e a religião serão unificadas.


11. A humanidade será levada a crer que o homem é Deus.


10. Crianças serão seduzidas espiritualmente nas escolas para promover a Nova Era. Na cidade de Atibaia (SP) existe um acampamento chamado "Franciscano Mirim". Neste sítio as crianças são direcionadas nos ensinos esotéricos da Nova Era.


9. Princípios cristãos serão desacreditados e eliminados.


8. Cristianismo e outras religiões serão integradas na religião na mundial.


Consideremos, por um momento, as errôneas interpretações que se têm feito do Evangelho. Seu simbolismo, um antigo relato levado a efeito no transcurso dos séculos, antes da vinda de Cristo à Palestina, foi tergiversado pelos teólogos, a ponto de que a prístina pureza dos primeiros ensinamentos e a singular simplicidade de Cristo desapareceram detrás de um emaranhado de erros e uma mistura de rituais, dinheiro e ambições humanas. Cristo é apresentado como tendo nascido de forma antinatural; como tendo ensinado e pregado durante três anos; crucificado e ressuscitado, abandonado a humanidade, para sentar-se à direita de Deus, em meio de uma pompa austera e inconcebível. De forma análoga, o cristão ortodoxo considera errôneas todas as abordagens a Deus efetuadas por outros povos, em qualquer época ou país, pratica – das por aqueles que se supõem ateus e que necessitam da intervenção cristã. (...) A ênfase tem sido posta, como bem se sabe, no "sacrifício do sangue de Cristo" na cruz e na salvação que depende do reconhecimento e da aceitação desse sacrifício. A unificação vicária tem sido substituída pela confiança que o mesmo Cristo nos encomendou que tivéssemos de nossa própria divindade; a igreja do Cristo se fez famosa e inútil (segundo demonstrou a guerra mundial), devido a seu estreito credo, sua errônea ênfase, sua pompa clerical, sua autoridade espúria, suas riquezas materiais e a apresentação do corpo morte de Cristo. A igreja aceitou Sua ressurreição, porém insiste, principalmente no fato da Sua morte. (Bailey, A. O Reaparecimento do Cristo, p. 52-53)


7. Líderes da Nova Era irão demonstrar que Jesus não era o Cristo. Embora longa, mas vale a seguinte citação daquela considerada o "João Batista" da Nova Era,


6. O ensino da nova era irá abranger o mundo toso.

5. Paz mundial e amor, união serão slogans da religião.

Discordamos, porque o que nós temos hoje conhecido como New Age é o despertar de diferentes linhas de pensamentos que surgem nas últimas décadas, como também alguns movimentos que desembocam naquilo que se conhece como um Movimento da Nova Era. Há um despertar, novas descobertas, nova mundos, etc., e acrescenta-se o fato de nos encontrarmos na última década do século XX, no limiar do 3º milênio o que traz consigo o despertar do espírito apocalíptico a níveis mundiais. Assim não devemos colocar uma data específica ou determinado evento histórico, mas devemos rastear na própria história o "desejo do ser humano por uma Nova Era". É assim que se vê os próprios "conspiradores" (Fergunson) ou os "mutante" (Weil): "pessoas que atravessaram a história da humanidade.

O fim último da especulação Teosófica, nessa perspectiva, é a substituição de todas as religiões pela abertura de horizontes místicos ainda não explorados pelo pensamento humano, oferecendo novas regras de conduta para o homem.


Apresenta-se, assim, como uma ciência, um estudo comparativo das crenças religiosas. Encontra-se mais do que um sincretismo, percebemos uma síntese de crenças religiosas, onde se encontram fundidos o entusiasmo e a observação da natureza, a tradição, e a razão, a alquimia e a Teologia, a metafísica, e a medicina, ao lado do espiritismo, da doutrina da reencarnação e de todas as chamadas ciências ocultas, a sabedoria oriental.
Terceiro, "mentalidade paranóica", existe uma rápida condenação sem avaliação. A Nova Era usa idéias cristãs, por isso deve haver uma avaliação criteriosa.
Segundo, "mentalidade tabu" são aqueles que fazem listas de coisas, pessoas, práticas, etc., que devem ser rejeitadas por "cheirar" a Nova Era.
O autor citado indica seis armadilhas em que podemos cair senão existir este equilíbrio e nós agregamos mais uma, a sétima
Mas, como cristãos o que devemos ou não devemos fazer? Alguns autores cristãos têm apresentado algumas orientações a respeito, é o caso de Douglas Groothuis, que no seu livro "Confronting the New Age" discute esta problemática do cristão diante da Nova era. Segundo o autor, a chave da questão é distinguir as três diferentes atitudes bíblicas para interagirmos com a cultura a cultura: separar, devemos saber quando uma prática é antibíblica; transformar, isto é, modificar uma cultura para torna–lá aceitável ao Senhor, por exemplo, por exemplo contra–atacar o desejo da New Age de instaurar uma Nova Ordem Mundial com a pregação da paz e justiça que vem com o senhorio de Cristo sobre cada indivíduo e sobre as estruturas de nossa sociedade e, por último precisamos saber quando conservar ou usar práticas e conhecimentos seculares para o bem do evangelho uma vez que tais elementos em si são neutros. Desta forma, quando estas três atitudes em equilíbrio podemos inteligentemente enfrentar a Nova Era.
O próprio movimento nos seus livros, publicações, palestras, reconhece que no seu interior há determinados grupos que encaram de modos diferente o movimento. Eles apontam àquelas que, possuidores de bom poder aquisitivo, estão atentos apenas à relação retorno sobre um investimento. São aqueles que observam um "filão" de mercado. Outro grupo, segundo a New Age, são os "modistas" curiosos que pelos seus ímpetos consumistas são despertados pela mensagem "newageriana". Um terceiro grupo, seria dos "malandros" que aproveitando–se da "explosão" do movimento e desejando alcançar sucesso promovem as suas receitas miraculosas. Uma Quarta categoria seria daqueles que procuram conhecer o movimento com o objetivo de uma auto–ajuda. E por último são colocados aqueles que já estão envolvidos conscientemente e estimulam o crescimento do movimento.



 Nova Ordem Mundial

Deus está dando claros avisos ao seu povo, aqueles que guardam os
mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo,
para que estejamos atentos aos sinais do fim dos tempo



ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
   
Defendendo uma visão holística, isto é, uma visão global do mundo, a Nova Era prega a evolução espiritual e material da humanidade, preocupando-se com todos os aspectos que influenciam a vida humana. 
   
Na área econômica, o movimento da Nova Era defende a completa e perfeita integração comercial entre as diferentes nações mundiais através da criação de grandes blocos regionais como a União Européia e o Mercosul. Crêem seus líderes que a interdependência econômica possibilitará um melhor aproveitamento dos recursos naturais escassos em nosso planeta e a socialização dos meios de produção e distribuição. Na esfera política, o movimento da Nova Era defende o fim das monarquias e ditaduras, e a eliminação de todos as fronteiras como forma de preservar a paz entre os povos e nações.
Na área social, as propostas do movimento da Nova Era são muitas e abrangentes, incluindo um completo e complexo sistema educacional, denominado Educação Holística ou Cosmo-Educação, visando o equilíbrio físicos e espirituais das crianças desde a mais terna idade, preparando-as para assumir suas novas responsabilidades no Terceiro Milênio como cidadão do mundo. Como forma de incentivar a unidade e a paz entre os homens, sugere a adoção de um idioma universal único.  
No campo científico, a Nova Era defende a preservação do meio-ambiente através da formação de uma consciência ecológica que permita a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Na medicina alternativa a Nova Era já atua na aplicação de técnicas não-convencionais de diagnóstico e tratamento, no sentido de prevenir e curar enfermidades de forma menos agressiva, substituindo os medicamentos convencionais por métodos menos ortodoxos como Aromaterapia, Irisdiagnóstico, Radiestesia, Acupuntura, Hipnose, Cromoterapia, Cristaloterapia, e muitos outros. Ainda na área científica, o movimento da Nova Era pretende a fusão da Ciência com a Religião, rompendo o véu que as separa, formando das duas uma única ciência mística.  

Sua influência se faz sentir ainda nas artes, seja na música, no cinema, teatro, televisão, artes plásticas, enfim, em todos os meios de comunicação e expressão artística.  
Em resumo, os líderes e adeptos do movimento da Nova Era trabalham e anunciam para o ano 2000, uma nova era de paz, liberdade, igualdade e fraternidade entre todos os homens independente de nacionalidade ou cultura. Crêem eles que, com a virada do século terá início um novo tempo, o Terceiro Milênio, que trará uma nova era de grandes e ilimitadas possibilidades, no qual a humanidade eliminará as doenças, a fome, a miséria, as guerras e os conflitos étnicos e religiosos, enfim, todos os problemas e desgraças que hoje afligem o homem moderno. A Nova Era prenuncia o advento de um novo mundo, de uma nova civilização mais humana, mais evoluída, mais científica, mais espiritual. Os mentores do movimento ensinam que, na passagem do milênio, a Terra e seus habitantes sofrerão uma metamorfose, uma profunda transformação causada pela nova configuração dos astros nas regiões celestes, que influenciará nos níveis de consciência do homem, que deixará de ser individualista, egoísta e materialista, tornando-se, então, conhecedor de toda a sabedoria milenar, senhor dos mistérios do cosmo, da mente, da vida e da morte.  
Em suma, o Terceiro Milênio representa a concretização dos sonhos de todo ser humano que anseia por felicidade, saúde, liberdade, paz, prosperidade e sabedoria. Por isso, as propostas da Nova Era vêm satisfazendo aos mais profundos anseios do homem e, assim o movimento ganha adeptos e mais adeptos a cada dia em todos os quadrantes da Terra.
A filosofia do movimento pode ser resumida num de seus mais populares hinos composto pelo ex-Beatle John Lennon, cuja a letra diz: "Imagine que não existam países... nem religiões... nem o céu... você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Eu espero que um dia você se junte a nós, e o mundo será um só." Lennon escreveu também um livro: Um Espanhol no Trabalho. No qual ele se referia a Jesus Cristo como "um covarde, bastardo, comedor de alho."  

Quem não gostaria de viver num mundo sem guerras, sem miséria, sem fome, sem doenças? Quem não gostaria de viver num mundo onde todos são livres?... onde todos são iguais?... onde todos são irmãos? Quem não gostaria de viver num mundo onde a natureza é respeitada e preservada?... onde qualidade de vida é excelente e acessível a todos?... onde a sabedoria é um bem comum a todos?  



UTOPIA OU REALIDADE?

A Nova Era é uma realidade. Ela esta aí, crescendo e se estabelecendo em todos as áreas da vida deste planeta, sem que a maioria das pessoas se aperceba. Como formulou certa vez um cientista a seguinte ilustração:  


"Estamos todos a bordo de um trem que desce a montanha em alta velocidade. Há alguns comandos desconhecidos.(...) e é bem possível que o maquinista seja o demônio. Enquanto isso, a maior parte dos passageiros (a humanidade ) encontra-se no último vagão olhando para trás."
 
   
ESTE MUNDO TENEBROSO
PRECISAMOS DAR MAIS ATENÇÃO À PALAVRA DE DEUS!

Nós já estamos sendo condicionados pela imprensa a aceitar essa transformação mundial como um processo natural, inevitável. Diariamente os jornais, as revistas, o rádio e a televisão realizam uma verdadeira lavagem cerebral, utilizando termos como Nova Era, Nova Consciência, Nova Mentalidade, Era de Aquário, Nova Ordem Mundial, Terceiro Milênio... sem falar que os meios de comunicação transmitem mais coisas ruim para nós e para os nossos filhos do que informações proveitosas realmente.
 
   



QUEM DETÉM A INFORMAÇÃO DETÉM O PODER.

Trata-se de uma verdadeira conspiração silenciosa, conforme os próprios líderes do movimento denominam. Aqueles que conhecem bem as Escrituras Sagradas sabem que esses conspiradores estão seguindo o capítulo 13 do Apocalipse com extraordinária precisão.
O grande historiador inglês, Arnold Tovnbee, declarou em 1960:  



A tecnologia moderna, que está impondo à humanidade mais e mais armas mortíferas, e ao mesmo tempo, está tornando o mundo cada vez mais interdependente, provoca no homem uma angústia tão grande que já estamos prontos para divinizar o primeiro César que surgir e conseguir dar ao mundo um pouco de paz."

O ex-secretário geral da OTAN, Paul Henri Spaack, na década de 70, declarou:  


"Não queremos mais comissões de estudos, já temos comissões demais. O que queremos agora é um homem com estatura suficiente para conquistar a lealdade das pessoas e tirar-nos desse lamaçal econômico em que estamos afundando. Que apareça esse homem, seja ele Deus ou o demônio, que nós o receberemos."
   
O Dr. Ralph Barton Perry disse:  


"Está em elaboração o governo de um mundo só. Quer gostemos disso ou não, estamos mudando para um governo de um mundo só."

O Cientista Arthur Compton afirmou:  


"O governo mundial tornou-se inevitável."
"A única escapatória da destruição total da civilização será um governo mundial."

Deus, o Criador do universo e de todas as coisas, disse:  


"Tem estes um só pensamento, e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem." (Apocalipse 17:13).

Deus afirma que, no desenrolar dos últimos lances da história mundial, uma elite do poder irá ser tomada por uma idéia fixa comum à maioria: Conceder poder e autoridade a um indivíduo para que possa dominar sobre a Terra. Foi exatamente o que acabamos de ler nas citações desses ilustres sábios.  
A expressão Nova Ordem Mundial nada mais é do que a senha para o governo mundial único. A tendência mundial é, hoje, a formação de grandes blocos econômicos centralizados. Isto é denominado globalização e significa a interdependência de todas as nações de uma determinada região como preparativo para a formação futura de um único governo mundial centralizado. A comunidade de estados independentes (antiga URSS); o NAFTA (Canadá, EUA e México); o Mercosul ( do qual o Brasil é membro); a ALCA, que pretende unir as três Américas e os Tigres Asiáticos.  
O Plano consiste em incentivar e fortalecer esses blocos para, num segundo passo, promover a fusão de todos eles em um só bloco mundial, com um único governo, uma única lei, uma só moeda, uma só religião. Esses blocos de hoje são apenas os embriões dessa tentativa de ressuscitar o fracassado Império Romano.  
O grande problema nosso é que economia e política são assuntos que, geralmente não interessam à maioria dos cidadãos comuns, principalmente aos cristão. Por isso, a maioria de nós está correndo o risco de perder o trem da história, por ficar sentados no último vagão olhando para trás.  
Brevemente, o mundo conhecerá o homem que irá assumir o controle da Nova Ordem Mundial. Muito em breve, os habitantes da Terra irão conhecer aquele que irá ocupar o governo mundial único e terá em suas mãos todo o poder político, econômico e militar. Você está preparado?  
Realmente, existe uma conspiração silenciosa que, embora suave, é tremendamente violenta, ainda que silenciosa, é profundamente gritante. Trata-se de uma conspiração satânica proveniente das regiões celestes, liderada pelo anjo rebelde Satanás o Diabo.  


"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais de mal, nas regiões celestes." (Efésios 6:10-12).
 
   
AS SOCIEDADES SECRETAS
   
As coisas profundas de Satanás.  
Por trás da Nova Ordem Mundial existe uma teia, uma rede de sociedades e organizações secretas de caráter ocultista que vem trabalhando incessante e incansavelmente pela concretização dos antigos ideais do anjo caído: dominar o mundo.  
Desde os primórdios da história deste planeta, Satanás tem tentado executar este propósito maligno, levantando homens ambiciosos e impiedosos. Primeiro foi Ninrode que tentou dominar o mundo e acabou trazendo confusão sobre a Terra, com sua torre de Babel. Depois vieram os faraós do Egito, Nabucodonosor, Alexandre, os Césares, os Papas, Carlos Magno, Napoleão e, finalmente, Adolf Hitler. São homens que tentaram dominar o mundo; homens que buscaram a glória de exercer todo o poder sobre os seus semelhantes. Todos esses homens foram anticristos em seu tempo; marionetes ou fantoches do anjo rebelde que não desistiu de tentar levar a diante o seu plano maligno.
Para conseguir seu objetivo de estabelecer o governo mundial único, satanás utiliza todos os meios ao seu alcance. As sociedades secretas esotéricas são os celeiros do movimento da Nova Era que pretende instalar uma Nova Ordem Mundial. Essas sociedades secretas são conhecidas por nomes: Maçonaria, Iluminados, Rosacruz, Caveira e Ossos, Antroposofia, Logosofia, Teosofia, Eubiose, etc. abaixo dessas sociedades secretas existe uma trama ainda maior de organizações subalternas não secretas, de caráter filantrópico, humanitário, caritativo e social, criadas para dar enfoque beneficente ao movimento.  

Algumas dessas organizações são mundialmente conhecidas e atuam em diversas áreas como a ONU  Organização das Nações Unidas (e suas subsidiárias); o Clube de Roma; a Fundação Rockefeller; o Greenpeace; o Rotary Club, dentre tantas outras. Porém, iremos analisar agora apenas as mais destacadas entidades secretas e suas ramificações.
 
   



MAÇONARIA

O lado escuro da luz.  
Também chamada Franco-maçonaria, essa sociedade secreta está presente em todos os países ocidentais e em alguns países do Oriente. A Maçonaria não se considera um religião, embora os maçons creiam num Ser Supremo, venerado como o "Grande Arquiteto do Universo", ou simplesmente G.A.D.U..  
A Maçonaria teve origem nas associações profissionais dos pedreiros-livres da Inglaterra, na Idade Média. Esses pedreiros-livres(Free-Masons) eram arquitetos e construtores de igrejas, suntuosos palácios e prédios civis, que se uniram para preservar seu especializado ofício e defender sua classe profissional. A princípio, somente os artífices desse ofício eram aceitos como membros da Franco-maçonaria. Mais tarde, cerca dos séculos XVI e XVII, foram aceitos antiquários e nobres como membros da organização, que enveredou pelos caminhos do ocultismo. Os cultos maçônicos visam atingir "a corporação mundial da luz" para o exercício da "arte imperial", ou seja, do apurado "trabalho de pedreiro" realizado no próprio Eu, e da edificação do "templo da humanidade".  
A Maçonaria tem se destacado pelas suas atividades caritativas e sociais, e também por sua participação ativa nos movimentos libertários dos últimos séculos, como a independência dos Estados Unidos da América; a Revolução Francesa, cujo lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" é claramente extraído do lema maçônico; e na Inconfidência Mineira, que adotou a triângulo maçônico como símbolo que até hoje consta na bandeira do Estado de Minas Gerais.  
Grandes vultos da história e da política mundial foram maçons notáveis como Voltaire, Mozart, Göethe, Mark Twain, Benjamim Franklin, e George Washington dentre outros. No Brasil, grandes nomes da nossa história pertenciam à Maçonaria como Frei Caneca, Tiradentes, Aleijadinho, Castro Alves, Dom Pedro I, José Bonifácio, Padre Diogo Feijó, José Garibaldi, Duque de Caxias, Bento Gonçalves, Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Floriano, Rui Barbosa, Campos Sales, o Senador Vergueiro e atualmente temos como maior exemplo o presidente Fernando Henrique Cardoso ou simplesmente F.H.C. e muitos outros.  
De todos os movimentos libertários, foi na Revolução Francesa que a maçonaria teve uma participação mais forte, e que resultou no massacre de milhares de pessoas e na anulação do conceito de religião, quando a França "aboliu" a existência de Deus e entronizou em seu lugar uma prostituta como a deusa "Razão"; passando à perseguição dos religiosos e à destruição de todos exemplares das Escrituras Sagradas, o que resultou em caos e trevas morais. Após três anos e meio, a situação política e social da França chegou a um estágio de degradação tal que os franceses se viram obrigados a permitir novamente as práticas religiosas abolidas.  
Na história contemporânea recente, grandes personalidades do mundo, políticos de expressão internacional e presidentes dos EUA foram e são membros da Maçonaria. Franklin Roosevelt, Harry Truman, Lyndon Johnson, Gerald Ford, Ronald Reagan e Geoge Bush são apenas alguns exemplos de maçons que chagaram ao topo da pirâmide.  
Dentro dos rituais maçônicos predominam os símbolos ocultistas e as coisas profundas de Satanás ( Apocalipse 2:24). A numerologia está intimamente ligada à geometria que, por força da profissão dos antigos franco-maçons ( pedreiros-livres) era utilizada na construção de catedrais, palácios e outros prédios. Na base dessa numerologia esotérica estão os números 3 e 5 como pontos de partida para a construção de figuras geométricas como o triângulo e o pentágono.  
O triângulo é a figura geométrica que dá origem à pirâmide e ambos são parte da simbologia maçônica. O triângulo é símbolo da luz. Como o vértice para cima representa o fogo e a virilidade. Com o vértice para baixo representa a água e o sexo feminino. O triângulo eqüilátero é usado como símbolo da divindade maçônica e representa os três atributos divinos: força, beleza e sabedoria, e também os três reinos: mineral, vegetal e animal. O triângulo com um olho no centro representa a onipotência, a onisciência e a onipresença divina; também conhecido como o olho que tudo vê de Satanás. (Veja na Ilustração).  


 
 

  
Muitas vezes podemos encontrar este símbolo nos vidros dos carros e em vitrinas das lojas de membros da Maçonaria:
 



/
 

A pirâmide é o sólido derivado do triângulo e simboliza o homem em busca da divindade e das energias cósmicas que seriam captadas pelo ápice e irradiadas até a base. A pirâmide é o símbolo da hierarquia espiritual da Nova Era, e é no seu ápice que se encontra o olho do deus da Maçonaria: Lúcifer, o originador desse movimento sinistro.
   




POR QUE PODEMOS ACREDITAR QUE OS EUA 
TEM A MAIOR INFLUÊNCIA DESSE MOVIMENTO?

Agora observe a reprodução da nota de um dólar abaixo:
  



  
Nela está impresso o Grande Selo dos Estados Unidos que contém o desenho dessa pirâmide ocultista da Maçonaria. Veja melhor esse detalhe ampliado:   


 

Acima do olho de Lúcifer está escrito em latim: ANNUIT COEPTIS, que significa: "Ele tem favorecido nossos empreendimentos". Aqui há dois pontos a considerar. "Ele" é um pronome pessoal indefinido, muito vago; podendo ser qualquer pessoa. Como ao lado do Grande Selo existe escrita a frase: IN GOD WE TRUST ( Em Deus Nós Confiamos) podemos ser levados a crer que "Ele" é Deus. Mas como logo abaixo entre ANNUIT COEPTIS está o triângulo com o olho de Lúcifer ( mais um dos símbolos Maçônicos), e também sabemos que o deus da Maçonaria não e o mesmo Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Não nos deixa dúvidas de que o sentido literal é: "Ele (Lúcifer) tem favorecido nossos empreendimentos". O segundo ponto a considerar aqui é que a grande maioria dos maçons crê que está associado a uma organização que lhe permitirá obter sucesso e vantagens financeiras em seus negócios e empreendimentos, e, para isso, não medem esforços, submetendo-se a todo tipo de ritual que o credo maçônico recomenda para alcançar os objetivos desejados. Daí o sentido literal: "Lúcifer abençoa os nossos negócios".  
Analisemos, agora, a outra frase escrita em latim abaixo da pirâmide maçônica. Ela diz: NOVUS ORDO SECLORUM, que significa NOVA ORDEM MUNDIAL.  
O que faz um símbolo maçônico no dinheiro da maior nação democrática do mundo?
Conforme afirmamos antes, nada menos do que treze ex-presidentes americanos eram destacados membros da Maçonaria. E foi um deles, Franklin Roosevelt, que, em 1933, mandou colocar o Grande Selo Maçônico nas notas de dólar.  

Porém, há ainda outros vestígios da presença da Maçonaria nesta mesma nota de um dólar. A outra fase do Grande Selo do Estados Unidos à direita traz o desenho de uma águia segurando um ramo de oliveira numa das garras e um feixe de flechas na outra garra. A águia é um símbolo da Maçonaria que representa audácia, inteligência, perspicácia, conquista e vitória. O ramo de oliveira simboliza paz e o feixe de flechas representa a guerra. Estes dois símbolos nos fazem lembrar da besta que se parece com um cordeiro (paz) mas fala como dragão (guerra), uma nítida referência profética aos EUA em Apocalipse 13:11.  
Acima da cabeça da águia há ainda treze estrelas de cinco pontas ou pentagramas que são também símbolos maçônicos de Lúcifer. Contudo, se virarmos esta nota de um dólar, veremos do outro lado, ao centro, a figura do herói da independência americana e o primeiro presidente dos EUA, George Washington, um mestre-maçon do 33° grau. Além, disso, à direita há um brasão do Departamento do Tesouro logo abaixo do nome da capital americana, Washington, D.C., impresso na cor verde-claro sob a palavra ONE. Esse brasão traz outros símbolos da Maçonaria: a balança que representa a justiça ( lembre-se de que este símbolo maçônico está presente nos tribunais e cortes de justiça de quase todo o mundo); um esquadro, que simboliza eqüidade e retidão; e uma chave, que representa os segredos da Maçonaria. (Veja na ilustração).
   



 
Reformas feita na Casa Branca, a sede do governo do EUA, revelaram que os tijolos originais da época da construção estão igualmente marcados com símbolos da Maçonaria.  

E mais: a capital dos Estado Unidos tem como um de seus pontos turísticos o obelisco do Memorial de George Washington. Obeliscos são comuns em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e outras em todo o mundo. Mais do que uma escultura ou marco, o obelisco é um antigo símbolo fálico adotado pela Maçonaria com intuito de afrontar ao Deus verdadeiro.  
Tudo na Maçonaria está impregnado do simbolismo derivado as antigas religiões egípcias, babilônica, hindu e greco-romana dentre outras. Quase todo ensino maçônico é apresentado através dessa simbologia. Símbolos sempre tem um significado, caso contrário não seriam utilizados. O Senhor Deus chama a esses símbolos de abominações em Ezequiel 8:1-18, onde há o relato de idolatria dentro do templo de Deus em que os anciãos de Jerusalém desenhavam símbolos de répteis e outros animais abomináveis que causou "ciúme" e irritação ao Senhor Deus.  
O outro ponto predominante na Maçonaria é o número cinco, que dá origem à figura geométrica de cinco lados denominada pentágono, dentro do qual tem origem o pentagrama, a estrela de cinco pontas que é um dos símbolos maçônicos. Dentro do pentágono invertido ( de cabeça para baixo) escreve-se o pentagrama igualmente invertido que se assemelha à cabeça de um bode. Todos estes símbolos são representações de Lúcifer, a Estrela da Alva que caiu do Céu. (Isaías 14:12-14).  
O prédio do Ministério da Defesa e do Comando das Força Armadas dos Estados Unidos da América, em Washington, tem a forma exata de um pentágono e, por isso, ficou conhecido pelo nome desse polígono. O edifício do comando militar da maior nação democrática do mundo os EUA tem o formato de um símbolo da Maçonaria. Será isso coincidência?  


 
   
Dentro dos rituais secretos dessa sociedade ocultista há ainda senhas e sinais que só os iniciados têm conhecimento. São frases, sinais e posturas que, para uma pessoa de fora, nada representam, mas que um maçom identifica prontamente. Um desses sinais ou senhas da Maçonaria é expresso com a mão aberta, espalmada para frente com os cinco dedos estendidos.  
A Maçonaria tem ainda uma versão "light" própria para iludir os cristão incautos, como eles mesmos, os maçons, definem suas intenções: "Propagar o Evangelho cristão por meio da simbologia maçônica, ou inversamente, as verdades maçônicas revestidas das alegorias evangélicas" .  
As Escrituras Sagradas, porém, nos advertem que próprio Satanás se transforma em anjo de luz (2 Coríntios 11:14), para enganar, se possível, os próprios eleitos[de Deus]. (Marcos 13:22). É por isso que a Maçonaria está bastante infiltrada nas igrejas evangélicas. Porém, foi na Igreja Mórmon que a Maçonaria deixou suas marcas mais acentuadas, pois Hyrum e Joseph Smith, os fundadores do Mormonismo, eram maçons e introduziram os rituais maçônicos na Igreja Mórmon, com algumas alterações.
Em sua busca pela luz do conhecimento, a Maçonaria revela através dos seus frutos o lado escuro da luz.  

A fé cristã e a Maçonaria são mutuamente exclusivas e portanto absolutamente incompatíveis.  


"Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz... E não sejais cúmplices das obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as." (Efésios 5:8,11)
 
   
OS ILUMINADOS

Luz feita de trevas.  
Essa organização secreta ocultista foi fundada em 1776, na Baviera, Alemanha, por Adam Weishaupt. Seu nome original era Antigos e Iluminados Videntes da Baviera, mas ficou conhecida apenas como os ILUMINATI que significa Os Iluminados.  
Weishaupt introduziu a sua sociedades dos Iluminados na Maçonaria, formando uma elite de super-maçons também conhecida como Grande Fraternidade Branca, composta de mestres maçons de 33° grau (o grau máximo da Maçonaria).  
Os Iluminados estão freqüentemente associados aos movimentos conspiratórios revolucionários e com a idéia de um grande poder que busca dominar o mundo.
Weishaupt era iniciado no Islamismo e usuário da droga Haxixe (palavra que deu origem ao termo assassino em português, porque os fumantes de haxixe ficavam em transe e cometiam crimes de morte sob o efeito da droga). Weishaupt pretendia promover um caos controlado, necessário as mudanças que queria realizar. 0 Reino do Terror que sobreveio a França após a Revolução Francesa de 1789 foi resultado das idéias e ações de Weishaupt. A Revolução Francesa foi um balão de ensaio, uma experiência do caos induzido e controlado, promovida pelos Iluminados, cuja sede de poder não tem limite (por enquanto).  

Os Iluminados são provavelmente a mais poderosa organização secreta da Terra na promoção da Nova Ordem Mundial. Seu poder se evidencia na moeda da maior nação democrática do mundo. Voltemos a ilustração da nota de um dólar, criada pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, em 1933. Na base da pirâmide luciferina aparece uma data em algarismos romanos: MDCCLXXVI, ou seja, 1776. Isto poderia nos levar a crer que esta data seja uma referencia a data da independência dos EUA: 4 de julho de 1776, quando, na realidade, a data assinala o ano da fundação da Ordem dos Iluminados: 1776.  
A senha maçônica da mão aberta era característica dos ILUMINATI e foi também adotada por Giuseppi Mazzini, um franco-maçom da Itália que fundou uma organização secreta terrorista que ficou famosa em todo mundo pelos seus métodos violentos: a Máfia. 0 próprio nome da Máfia e na realidade um acrostico da frase:Mazzini Autorizza Furti, Incendi, Avvelenamenti, que significa Mazzini autoriza roubos, incêndios e envenenamentos. Um dos símbolos da Máfia e uma mão negra espalmada deixada impressa na parede nos locais dos atentados.  
Quando um maçom esta em perigo, basta que levante a mão espalmada e será prontamente socorrido, caso haja nas proximidades outro membro da fraternidade. Nas eleições de 1994, o símbolo da campanha do candidato eleito para a Presidência do Brasil era exatamente uma mão espalmada. Como dissemos antes, grande parte dos senadores, deputados, governadores e políticos em geral são altos membros da Maçonaria . A trama dessa teia é muito maior do que se possa imaginar. A conspiração silenciosa prossegue no seu caminho em direção ao fim de todas as coisas. Enquanto isso, engana e ilude -os incautos com sua falsa luz. A mesma falsa luz das cruzes incendiadas dos fanáticos da Ku Klux Klan, a sociedade secreta fundada no Sul dos EUA após a Guerra Civil (1867) pelo líder da Maçonaria, o Iluminado Albert Pike, com o objetivo de impedir que a abolição da escravatura resultasse em liberdade para os negros. A KKK ficou conhecida pela violência que pregava e praticava contra os negros ate meados da década de 1960, assassinando e queimando suas vitimas em escaladas noturnas de terror e extrema barbárie. Ainda hoje a Ku Klux Klan da sinais de vida, semeando o terror em atos declaradamente racistas.  
Para os Iluminados, Lúcifer é deus e Jesus é o imitador. 0 termo ILUMINATI representa a denominação dos adoradores do diabo - e isto eles não revelam - que engloba a Maçonaria, a Rosacruz, os Templários e muitas outras sociedades secretas.
 
   



CAVEIRA E OSSOS

Os poderes das trevas.  
Criada no século XIX, dentro da Universidade de Yale, a Caveira e Ossos e uma sociedade ocultista altamente secreta formada por uma elite de Iluminados que tem como filosofia a formação de um governo mundial único e absoluto também conhecido como Nova Ordem Mundial.  
Seu nome e símbolo são demonstrativos da fonte originadora de seus propósitos: o crânio humano sobre dois ossos cruzados foi usado pelos piratas como símbolo da morte e hoje e visto nos frascos que contem veneno mortal, o mesmo veneno daantiga serpente que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo.(Apocalipse 12:9)  
Um dos líderes dessa sociedade secreta, que possui poucos e seletos membros, é David Rockefeller, um dos banqueiros mais ricos e poderosos do mundo. Em entrevista concedida ao jornal Washington Post de 10/2/88, Rockefeller fez uma declaração a favor de um outro homem: "Esse homem tem o conhecimento, obteve o posto e, como presidente, estará em melhor posição do que qualquer outra pessoa da América para unir o povo americano que acredita que estamos vivendo agora num só mundo e que temos de agir em conjunto". 0 nome desse homem e George Bush, que durante o tempo em que esteve na vice-presidência dos EUA trabalhou incessantemente pela implantação da Nova Ordem Mundial.  
Rockefeller disse que Bush tem o conhecimento. Este termo é o equivalente ao grego GNOSIS e revela que a pessoa é um iniciado nas ciências ocultas que alcançou o mais elevado grau, isto e, o 33° grau da Maçonaria, o que faz de Bush um Iluminado. Rockefeller afirmou ainda que Bush obteve o posto. Nessa época, Bush ainda era vice-presidente, portanto., o posto a que ele se referia certamente era o de membro da Caveira e Ossos.  
Em setembro de 1990, discursando na ONU, o presidente George Bush afirmou que "estamos passando para uma Nova Ordem Mundial". E ele repetiu isso por cinco vezes. Quinze dias depois, no Congresso americano, o presidente Bush afirmou:  


"Estamos passando para uma Nova Era e uma Nova Ordem Mundial"

0 jornal Los Angeles Times de 18 de fevereiro de 1991 publicou o discurso de
Bush sobre o Estado da União:  



"E uma grande idéia: Uma Nova Ordem Mundial, em que diversas nações se unem numa causa comum... Somente os Estados Unidos tem a posição moral e os meios para respaldá-la."

Porém, a Nova Ordem Mundial esta destinada ao fracasso, porque esses homens se recusaram a aceitar o Evangelho, e pretendem desafiar a vontade de Deus o nosso Criador.  


"Há caminhos que parecem direitos ao homem, mas afinal 
são caminhos de morte" (Provérbios 16:25).
   
ROSA CRUZES 

Fundada por Christian Rosenkreutz, essa organização surge três séculos após a queda dos Templários.  
Em 1614, surgiu um artigo intitulado "Fama Fraternitatis, a Declaração da Digna Ordem da Rósea Cruz". O conteúdo deste artigo mostra com Christian Rosenkreutz fundou a Fraternidade Rosacruz depois de ter viajado pelo Oriente Médio com o objetivo de aprofundar seus estudos nas artes ocultas. Logo após de fundada a ordem, ele mais seus quatro integrantes de início construíram uma sede chamada "Casa do Espírito Santo", onde os membros reuniam - se anualmente. 
Ninguém sabe ao certo em que ano Chistian Rosenkreutz morreu pois, alguns livros afirmam que ele morreu com a idade madura de 150 anos. No entanto, antes de falecer, ele moldou sua sociedade secreta para que ele continuasse a existir por séculos com o objetivo de "salvar a humanidade" já que segundo eles , esta sociedade tinha o poder de curar. Christian foi sepultado na Casa do Espírito Santo. O artigo afirma que um dos rosacruzes descobriu a tumba em 1604 e encontrou inscrições estranhas e um manuscrito escrito com letras douradas. Sobre a porta da cripta havia uma inscrição, que foi interpretada como : "daqui a 120 anos eu voltarei". 
No interior da cripta, ele encontrou o corpo de Rosenkreutz perfeitamente preservado e vestido por trajeis rosacruzes. A partir da descoberta da cripta, surgiu uma onda de literatura rosacruz por toda a Europa, em 1616 surgiu um livro intitulado de "O Casamento Químico de Christian Rosenkreutz" O livro narra a estória de um casamento em que um dos convidados é morto mas, é trazido a vida por meios alquímicos, um dos personagens principais dos livro é uma misteriosa mulher chamada Virgo Lucifera, o que significa virgem de Lúcifer. O documento mostra a alquimia, que é vital para entender o mal escondido por traz da Maçonaria e das outras sociedades, pois a alquimia seria uma maneira de conseguir a imortalidade física que na verdade é uma paródia blasfema da vida eterna que Jesus Cristo oferece. 
Apesar de hoje não existir mais a febre rosacruz, os integrantes modernos afirmam que Michael Maier, Sir Francis Bacon, John Dee, Mozart, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson e Isaac Newton eram membros. São evidentes as ligações entre a Maçonaria e os rosacruzes, ambos possuem complicados rituais criado pelos alquimistas com o objativo de que pessoas externas não compreendessem seu verdadeiro significado. Leia essas palavras que aparecem em um poema de 1638 escrito por Henry Adamson, chamado A Trinórdia das Musas: 


"Pois somos irmãos da Rosa Cruz / Temos a palavra maçônica e a segunda visão / Coisas que vão ocorrer predizemos corretamente." 
 
O CONSELHO DE RELAÇÕES EXTERIORES

A elite do poder -1ª fase.  
Fundado em 1919 por especialistas em Política externa para tratar das relações entre os EUA e Inglaterra, o Conselho de Relações Exteriores se constituiu no braço político das sociedades secretas, isto é, o canal ou elo que ligaria as sociedades ocultistas aos governos mundiais.  
Em 1939, o Conselho procurou o Pentágono, o Ministério da Defesa dos EUA, e ofereceu os seus serviços Desde então, apoiado pela Fundação Rockefeller é endossado pelo governo americano, o Conselho assumiu o controle da política externa americana.  
O Senador Barry Goldwater, incansável guerreiro na luta contra a Nova Ordem Mundial declarou: "Desde 1944, todo Secretário de Estado norte-americano, com exceção de James F. Byrnes, tem sido membro do Conselho de Relações Exteriores. Para termos uma melhor compreensão do que estamos tratando, o cargo de Secretário de Estado do Governo americano e a posição mais influente abaixo do Presidente dos EUA.  
O fato de que a quase totalidade dos Secretários de Estado, desde 1944, tem pertencido a essa organização demonstra que a sua influência e maior do que possamos supor. Mas os poderes das trevas nunca se dão por satisfeitos. Controlando a política externa dos EUA, eles ainda precisavam dominar a economia da nação e do mundo. Foi então que decidiram criar..
 
   



A COMISSÃO TRILATERAL

A elite do poder - 2ª fase.  
Fundada em 1973 para controlar o sistema monetário internacional, a Comissão Trilateral é o braço financeiro do movimento da Nova Ordem Mundial. Composta de banqueiros, industriais, empresários, cientistas, economistas e políticos, a organização reúne pouco mais de trezentas personalidades exponenciais da América, Europa e Japão.  
No começo da década de 1970, a economia mundial passou por um período de incertezas e apreensões. 0 sistema monetário internacional ameaçava entrar em colapso. Foi então que um grande e poderoso banqueiro americano resolveu mais uma vez ditadas as regras do jogo. David Rockefeller passou a ação., encomendando estudos detalhados sobre os problemas econômicos mundiais. Rockefeller cercou-se de intelectuais das áreas financeira e política. Dentre eles, um brilhante imigrante polonês, naturalizado americano, de nome difícil: Zbigniew Brzezinski, especialista em política internacional.  
A revista Newsweek publicou o seguinte: "A Comissão Trilateral, um filho cerebral de David Rockefeller, foi transformada em realidade por Zbigniew Brzezinski ". E o Senador Barry Golwater declarou: "Zbigniew Brzezinski e David Rockefeller investigaram e selecionaram cada indivíduo convidado a participar da formação e da administração da Nova Ordem Mundial". Eles escolheram e atraíram algumas das mentes mais brilhantes da Europa, Japão e EUA, que constituem o núcleo da Comissão Trilateral, e que, juntos, representam 70% do comércio mundial.  
A Comissão Trilateral. foi criada com o objetivo de unir o mundo inteiro economicamente. O primeiro passo para conseguir esse objetivo era controlar a presidência dos EUA. Por isso, logo que foi fundada, a Comissão Trilateral resolveu colocar na presidência dos EUA um de seus membros. Jimmy Carter era um ilustre desconhecido governador do Estado da Geórgia. Carter tornou-se membro da Comissão Trilateral ainda em 1973, o ano de sua criação. Foi Brzezinski o homem designado para instruir Jimmy Carter sobre os pontos de vista da Comissão Trilateral.  
Não há duvidas que a CT preparou Carter para ocupar a presidência da maior nação democrata do mundo, através de um enorme poder oculto do trilateralistas sobre os meios de comunicação.  
Com o apoio da imprensa comandada pelos trilateralistas, Jimmy Carter surgiu do anonimato para apossar-se da Casa Branca. E adivinha quem ele nomeou para o cargo de secretário: Zbigniew Brzezinski. Carter também colocou outros companheiros da Comissão Trilateral nos principais cargos de confiança. Um importante jornal publicou o seguinte: "Os trilateralistas tomaram conta da política externa na administração de Carter... Alguns consideram esta concentração de poder como uma verdadeira conspiração".
Mas afinal quem é este homem?
Brzezinski era um professor da Universidade de Columbia, e Doutor em Filosofia (Ph. D.) que foi escolhido por David Rockefeller para ser o diretor-executivo da Comissão Trilateral. Em 1968, ele afirmou: "Muito em breve será possível termos um acervo de dados pessoais sobre cada cidadão. Essas informações permitira um controle de cada pessoa na face da Terra, a qualquer hora... E cada cidadão poderá ser sondado e controlado pela autoridade". Sobre essa nova era profetizada por Brzezinski, que ele chamava de era da Tecnotrônica, ele disse ainda:  



"A era da eletrônica envolverá gradualmente o controle da sociedade, que será dirigida por uma elite, onde os tradicionais valores devem ser destruídos. A humanidade tem passado por grandes evoluções. O primeiro estado era o estado primitivo envolvido em religião. Antigamente o homem acreditava que o seu destino estava nas mãos de Deus. Isso é o resultado de uma mente débil de algum ignorante iletrado."

Por estas poucas frases, percebe-se claramente o pensamento anticristão desse poderoso homem, perfeitamente afinado com os ideais satânicos de Ninrode, de Hitler e de outros ditadores mundiais.  
Outros famosos membros da Comissão Trilateral nos EUA são:  
          • Henry Kissinger (Secretário de Estado do ex-presidente Richard Nixon). 
          • Cyrus Vance (Secretário de Estado do ex-presidente Jimmy Carter). 
          • George Schultz (Secretário de Estado de ex-presidente Ronald Reagan). 
          • Howard Baker (Chefe do Estado-Maior do ex-presidente Ronald Reagan). 
Dessa forma, a Comissão Trilateral garante o estabelecimento de um governo mundial único o mais rapidamente possível. Nas eleições de 1980 e 1984, a CT conseguiu eleger Ronald Reagan cujo vice-presidente, George Bush era membro destacado do CT. Os membros dessas sociedades secretas ocultistas, políticas e econômicas costumam se referir a Nova Ordem Mundial chamando-a apenas de "A Ordem". E o ex-presidente George Bush costumava dizer que "A Ordem" tem "mil pontos de luz", que é um chavão da Maçonaria para designar que a Nova Era tem muitos membros ou conspiradores silenciosos espalhados pelo mundo inteiro. George Schultz, membro da CT e secretário do ex-presidente Ronald Reagan que afirmou: 


"A Nova Era já raiou e uma nova ordem econômica 
rapidamente está tomando corpo."
Recentemente, os diretores dos principais jornais e revistas americanos eram membros da Comissão Trilateral: o editor-chefe da revista Time; os diretores do New York Times; do Wall Street Journal; do Los Angeles Times; do Washington Post; e o diretor de redação do Chicago Sun Times, por exemplo.
O senador americano Barry Goldwater tem arriscado sua vida para alertar a América a respeito dos planos dessas sociedades secretas em favor do governo mundial único. Ele escreveu um livro que combate a Nova Ordem Mundial, onde ele diz: "...isto pode me custar tudo o que tenho, mas preciso prevenir o povo americano. A Comissão Trilateral representa um esforço habilmente coordenado para assumir o controle e consolidar as quatro esferas de poder: político, monetário, intelectual e eclesiástico (a Igreja ou a religião). O que os trilateralistas pretendem é a criação de um poder econômico de âmbito mundial superior aos governos das nações. Em outras palavras, o que eles estão orquestrando... é a realização da Nova Ordem Mundial, o governo mundial único". Para isso, os trilateralistas têm nas mãos, o controle da economia e da política mundiais.  

Instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial estão nas mãos dos trilateralistas. Um dos membros do CT é o diretor do Banco Central americano, Paul Volker. Há algum tempo, ele elevou a taxa de juros com o pretexto de ajustar a economia americana e fez com que centenas de pequenas e médias empresas quebrassem em todo o mundo. Vemos assim, que a Comissão Trilateral tem mais poder do que todos os ministros do governo americano juntos. Os trilateralistas pretendem ter o direito de executar modificações de importância global que afetam a liberdade das pessoas. Agem sem qualquer consulta política, debate ou eleição, sempre dentro do maior sigilo, comum às sociedades secretas ocultistas.  
Eles se propõem a conseguir os lugares políticos mais elevados nos EUA, na União Européia, Mercosul e no Japão, com o objetivo de efetuar grandes modificações nessas economias e no mundo. E o povo desses países nunca é informando dos seus verdadeiros planos. Os trilateralistas trabalham, silenciosamente, dia e noite, para estabelecer a Nova Ordem Mundial que, em breve, será liberada pelo grande líder mundial que será levantado: O Anticristo.
A propósito: o próprio termo trilateral nos faz lembrar do símbolo sagrado da Maçonaria: o triângulo que, por sua vez, representa a iniciação luciferina do poder das trevas.
 
     



ONU - ORGANIZAÇÃO DAS
NAÇÕES UNIDAS

A ONU é um celeiro de idéias esotéricas e idéias de domínio mundial. Lá já existe até mesmo um anteprojeto da Constituição da Federação do Planeta Terra que esboça um futuro governo mundial unificado. O Jornal do Brasil de 26/02/92 trouxe a seguinte notícia: "Impulsionado pelo movimento ecológico, cresce na ONU um movimento federalista mundial de unificação do planeta... Os movimentos federalistas mundiais defendem a criação de uma autoridade planetária com gestão supranacional".  
O fato é que, a ONU é um terreno fértil para o crescimento de doutrinas ocultistas disfarçadas de teses de mestrado em economia, política e ciências sociais. David Spangler, um influente líder na Nova Era e na ONU disse:  
"Ninguém entrará na Nova Era, a menos que tenha uma iniciação luciferina."  
Isso deixa bastante claro quem é o mentor deste movimento mundial que se diz pacífico e altamente evoluído. Somente aqueles que concordarem em adorar a Lúcifer poderão fazer parte da Nova Ordem Mundial.  
Como fórum de debates e decisões conjuntas das nações, a ONU normalmente excede sua atribuições e pretende influir cada vez mais nas diversas áreas da sociedade como se funcionasse como uma espécie de embrião de um futuro governo mundial centralizado.  
Aliás, este é o sonho da grande maioria dos altos funcionários da Nações Unidas, que são pessoas envolvidas com algum tipo de sociedade ocultista e que funcionam como conspiradores silenciosos sempre prontos para plantar e regar as sementes da Nova Era.  
A ONU é na realidade uma tentativa mal sucedida de implantação desse governo mundial unificado, e, para isso ela montou uma superestrutura tão abrangente quanto ineficaz devido à burocracia e à ganância de alguns de seus funcionários. Essa superestrutura é composta de muitas organizações subsidiárias que proliferam pelo mundo adentro como tentáculos que revelam suas intenções de ditar normas e controlar os diversos setores da atividade humana. Para melhor compreensão, listamos abaixo uma série resumida dessas organizações filiadas a ONU com suas respectivas áreas de atuação.
 
   



ALGUMAS ORGANIZAÇÕES FILIADAS DA ONU:  


 


UNESCO 
Educação, ciência e cultura


FMI 
Fundo monetário internacional


UNICEF 
Assistência à infância


FAO 
Alimentação e agricultura


UNIDO 
Desenvolvimento industrial


OMS 
Saúde


UNCTAD 
Comércio internacional


OIT 
Trabalho


UNCEED 
Ecologia e economia


UIT 
Telecomunicações


UNITAR 
Treinamento e pesquisas


ICAO 
Aviação civil


GATT 
Tarifas alfandegárias


IAEA 
Energia atômica


BIRD 
Banco Internacional


FORÇA DE PAZ 
O exército das Nações Unidas

   
Embora toda essa superestrutura esteja comprometida pela burocracia e má gestão, a ONU é ainda um forte componente e uma peça importante no jogo do poder que contribuiu e ainda contribuirá significativamente para que a Nova Ordem Mundial alcance o seu objetivo final de conduzir o homem-deus da Nova Era ao poder. É apenas uma questão de tempo. (Eclesiastes 3:1)
 
   



O CLUBE DE ROMA

Futurologia Sócio-econômica.  
Essa é uma das mais influentes e conceituadas organizações não-governamental do mundo.  
Fundado em 1968, o Clube de Roma reúne economistas, industriais, banqueiros, chefes-de-estado, líderes políticos e cientistas de vários países para analisar a situação mundial e apresentar previsões e soluções para o futuro.
O primeiro relatório dessa organização foi publicado em 1972 com o título de Os Limites do Crescimento, e, rapidamente, tornou-se um sucesso de vendas. Os profetas do apocalipse sócio-econômico do Clube de Roma vaticinaram que uma crise sem precedentes está para abater sobre o mundo. Eles apontaram alguns fatores que poderão conduzir a uma crise mundial jamais vista:  

ESGOTAMENTO DE RECURSOS NATURAIS : A precisão é de que até o ano 2005 haverá uma queda acentuada nos recursos minerais e hídricos do nosso planeta provocada pela exploração desordenada e gananciosa.  
CRISE ENERGÉTICA : A perspectiva é que, em poucas décadas, as fontes de energia como petróleo e carvão se esgotem e a energia hidroelétrica atinja seu ponto de saturação por ser o único meio de obtenção de energia além do sol.  
CRESCIMENTO POPULACIONAL : O aumento das populações carentes assusta muito às classes mais altas e pode provocar a escassez de alimentos e o aumento da violência em geral.  
ESCASSEZ DE ALIMENTOS : Enquanto diminuem as terras cultiváveis e os estoques de alimentos, o êxodo rural aumenta, gerando o aumento da população urbana com isso uma série de problemas sociais e principalmente o desemprego.  
DESEMPREGO EM MASSA : Nessa área as perspectivas são sombrias... O número de vagas de trabalho é muito inferior ao número de jovens que entram na idade de buscar um emprego. Sem falar nas barreiras que são criadas para diminuir o número de candidatos para poucas vagas.  
POLUIÇÃO AMBIENTAL : A industrialização do mundo moderno está destruindo rapidamente o meio-ambiente com efeitos sem volta e acima de qualquer previsão.
 
 
Um dos dirigentes do Clube de Roma, Aurelio Peccei, declarou à imprensa que hoje a humanidade está "mais confusa, mais preocupada, e mais insegura do que há dez anos atrás". Isso cria um terreno fértil, propício à instalação de um governo totalitário. Foi precisamente numa Alemanha confusa, preocupada e insegura que, há pouco mais de sessenta anos, surgiu uma figura carismática prometendo resolver todos os problemas do país. Adolf Hitler soube aproveitar-se da confusão, preocupação e insegurança geradas no povo alemão pela situação caótica reinante.  

Os profetas do Clube de Roma predizem que "ocorrerá um colapso total do nosso sistema mundial entre o início e o meio do século XXI, se não forem tomadas medidas para solucionar os problemas que hoje enfrentamos". Por isso, o Clube de Roma é uma das organizações que mais trabalha em prol da implantação da Nova Ordem Mundial.  
Aurelio Peccei, afirmou:  


"Ocorrerá um desastre, e um líder carismático mundial surgirá e, então, dar-se-á início a essa Nova Era."

Outro dirigente do Clube de Roma e ativo líder da Nova Era, Benjamim Creme, afirmou que o triângulo é um dos símbolos sagrados desse movimento e representa o Cristo Cósmico que virá.
Como acabamos de ver, o movimento mundial da Nova Era não se trata de uma religião, mas de uma verdadeira conspiração silenciosa que estende seus tentáculos sobre o mundo como um gigantesco e invisível polvo que, aos poucos, vai fechando o cerco , derrubando os obstáculos que se interpõem ao seu objetivo máximo: A realização do sonho de Lúcifer, de assumir o controle total do mundo através de um governo centralizado no qual o Criador seja apagado da memória da humanidade e ele e o seu sistema de coisas seja o único "Deus" para todos.  

Será que você está consciente de que o plano para que isso se concretize já está pronto?
 
   



O PLANO

Por que John Kennedy foi assassinado?  
Todo o mecanismo para a execução desse plano de uma arrancada só já está pronto e isso poderá ser feito dentro do curto prazo de uma hora, em todo o território dos EUA. Esse plano é conhecido pelo código de Ordem Executiva 11490.  
A ordem para acionar este plano depende apenas da ocasião oportuna, quando o presidente americano declarar estado de emergência. Então, o total controle do governo entrará em vigor a qualquer momento em que houver aumento da tensão internacional ou um colapso do sistema financeiro. Ocorrendo isso, dentro do espaço de uma hora, o governo assumirá imediatamente o controle de:  
          • Todos os meios de comunicação; 
          • Todas as centrais elétricas; 
          • Todas as companhias de petróleo; 
          • Todos os estoques de alimentos; 
          • Todos os meios de transporte; 
          • Todos os setores de saúde, educação e previdência social; 
          • Todas as instituições financeiras, que poderão trocar todo o dinheiro existente; 
          • Todos os cidadãos, que serão convocados como servidores do governo e cidadãos do mundo; 
          • Todas as pessoas serão cadastradas imediatamente pelas agências de Correios. 
Essas medidas de exceção, transformadas em lei pela caneta do presidente John Kennedy, assassinado em 1963, conferem ao presidente americano os poderes ilimitados de um ditador. 
Discursando na Universidade de Columbia, em 1963, o presidente John Kennedy declarou em tom de denúncia:  


"O alto posto de presidente tem sido usado para alimentar um plano para destruir a liberdade do EUA e, antes que eu deixe o cargo, tenho que colocar os cidadãos a par da situação".
Oito dias depois dessa denúncia, o presidente John Kennedy foi obrigado a assinar a Ordem Executiva 11490. Dois dias depois de assinar a Ordem executiva 11490, o presidente John Kennedy foi assassinado. Cinco anos mais tarde, quando disputava a eleição para a presidência dos EUA, seu irmão, Bob Kennedy, foi igualmente assassinado.  
Qualquer semelhança não é mera coincidência. Ainda mais quando lembramos que em 1962, um ano antes do assassinato do presidente, a amante de Kennedy, a atriz Marilyn Monroe, morreu em condições sombrias, vitimada pela ingestão de calmantes. Além disso, em 1969, um ano após a assassinato do senador Bob Kennedy, seu irmão, o senador Edward Kennedy, que se preparava para concorrer à presidência foi vítima de um acidente de carro no qual morreu sua secretária particular. Tendo sobrevivido ao acidente, Ted Kennedy viu-se forçado a assumir a culpa por imperícia ao volante, o que resultou na sua desistência de concorrer às eleições presidenciais.  
Após a morte do presidente Kennedy, sua viúva Jackie, apavorada pela tragédia que se abateu sobre sua vida, temendo pela sua segurança e de seus filhos ainda pequenos, procurou refúgio junto ao armador grego Aristóteles Onassis, um dos homens mais ricos do mundo. Disposta a sobreviver à trama  que havia tirado a vida de John Kennedy e Bob Kennedy, Jackie casou-se com o milionário e partiu para o exílio nas ilhas gregas até que o caso caísse no esquecimento.  
O plano abrange ainda guerras satanicamente projetadas que os seus pensadores chamam de períodos de transição. Para eles, guerras são os melhores instrumentos para mudanças rápidas e radicais nas condições sócio-econômicas pois criam novos começos. O grande exemplo disto são os próprio EUA que emergiram após a 2ª Guerra Mundial como a maior nação do Ocidente.  
Segundo os especialistas, a terceira e última guerra mundial será deflagrada no Oriente Médio, um barril de pólvora pronto para explodir, constantemente sustentado pelos interesses das sociedades secretas e suas subsidiárias compostas de homens poderosos e iluminados que vêm instigando o ódio entre árabes e judeus durante décadas e, agora, assumem uma posição pacifista francamente favoráveis aos direitos do povo palestino, com o objetivo de transformar Jerusalém na capital de um futuro Estado Palestino, medida que conta com o apoio do Vaticano. 
O Inicio do Governo Anti-Cristo 
A SOCIEDADE DO DINHEIRO 

ELETRÔNICO CHEGOU. 

 
- "Os ricos e poderosos do mundo estão levantando um homem 
que assentará seu trono em Jerusalém e dominará o mundo". 
- "Quem não lê, sabe tanto quanto aquele que não sabe ler". 
 

Depois de muitos anos de planejamento, pesquisa e desenvolvimento, as instituições financeiras do mundo estão anunciando a muita antecipadaSOCIEDADE GLOBAL DO DINHEIRO ELETRÔNICO. 
- A habilidade de se conduzir todo tipo de troca, compra e câmbio de moedas agora está sendo substituída pela tecnologia de microchips e dinheiro eletrônico.MONDEX é a empresa fornecendo este sistema de dinheiro eletrônico, e já vendeu sua franquia a mais de 20 (vinte) nações do mundo. 
- Este sistema foi criado em 1993 pelos banqueiros Londrinos TIM JONES E GRAHAM HIGGINS da NATWEST/COUTTS, o banco pessoal da Família Real Britânica. 
- O sistema esta baseada na tecnologia SMART CARD ( CARTÃO INTELIGENTE), que emprega microchips embutido e escondido dentro de um cartão de plástico, que arquiva dinheiro, identificação pessoal, e outra informação. Todas as transações monetárias mantém sigilo através da adoção de protocolosSET (Secure Eletronic Transaction - Transação Eletrônica Segura), e irão mostrar no display a MARCA SET (SET MARK). 
- MON-DEX É um composto de duas palavras, MONETÁRIO E DESTRA. O dicionário de Websters define estas palavras como: Monetary- aquilo pertinente ao dinheiro. Dexter:- Pertencendo á, ou localizada na mão direita. 

SET - o deus egipcio do mal ou Satanás. 
 

- Junto com os cartões, você poderá usar um dispositivo PET (Personal Eletronic Transfer -Transferência Pessoal Eletrônica). 
Este dispositivo tipo calculadora de bolso lhe permitirá a conduzir transferências eletrônicas pessoais, com outros que possuem cartão. 
Os cartões também funcionam com o telefone da NORTEL/BELL VISTA 360, telefones públicos MILLENIUM, Terminais de Banco Eletrônico, seu Computador Pessoal, a INTERNET, e empresas e instituições online, ou conectadas por rede. 
- Este sistema sem dinheiro já foi testado extensivamente na cidade de Guelph, em Ontário do Canadá e no Reino Unido e Estados Unidos. Todos os bancos Canadenses já inscreveram-se no sistema MONDEX e estarão comercializando logo. A CIBC (Canadian International Bank of Commerce - Banco Canadense Internacional de Comercio) Inclusive já montou uma agência modelo sem dinheiro dentro da empresa NORTEL na cidade de Brampton, Ontário. Mais de 250 corporações em 20 países estão envolvidos em trazer MONDEX para o mundo e muitas nações já fizeram franquia para usá-la; o Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Israel, Hong Kong, China, Indonésia, Macau, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia, India, Taiwan, Sri Lanka, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Honduras, El Salvador e Belize. 
- O mundo financeiro projeta que a União Européia irá adotar o sistema MONDEXcomo sua monetária unificada. 
- Outros sistemas de SMARTCARD (Cartão Inteligente) estão rapidamente sendo descaradas e trocadas por MONDEX, principalmente desde que a MASTER CARD comprou 51% das ações da empresa. 
- A NATWEST continuará a manter a diretoria do seu desenvolvimento e implementação. 
- "Este é o estágio final do sistema se tornar uma realidade global", disse Robin O'Kelly da MONDEX internacional. "Com o apoio financeiro da MasterCard, não há nada agora que poderá impedir a MONDEX de se tornar um padrão global". (Mentira - DEUS PODE). 
- Eventualmente a idéia de carregar um cartão irá se tornar obsoleto e pessoas logo descobrirão que ela possui problemas se segurança, sendo possível que se danifique, seja e até roubada. 
- A solução final será simplesmente de se ter o microchip colocado no corpo humano, como eles fazem agora com sistemas de identificação de animais via microchip. 
- A INFOPET é uma entre várias empresas que fornecem uma pistola tipo siringa que implanta um bio-chip que é injetado debaixo da pele do animal. 
- O chip pode ser lido por um scanner e o código identificando o proprietário e o animal pode ser usado para se acessar um arquivo no computador. 
- O sistema gaba-se do fato de poder rastrear mais de um bilhão de animais domésticos por satélite e torre celulares. 
- A MOTOROLA, que produz os microchips para o SMARTCARD MONDEX, já tem desenvolvido vários bio-chips implantáveis em seres humanos. O chip BT952000 foi projetado pelo Dr. Carl Sanders, que foi orientado em 17 reuniões daNOVA ORDEM MUNDIAL a desenvolver o dispositivo para uso global em seres humanos para fins econômicos e de identificação pessoal. 
- O bio-chip mede 7mm de comprimento e .75mm de largura, aproximadamente o tamanho de um grão de arroz. Ele contém um dispositivo chamado de transponder e uma bateria de lithium. 
- A bateria é carregado por um circuito integrado termal, que produz a voltagem á partir de flutuações térmicas na temperatura do corpo.
 
 
Eles gastaram mais de 1,5 milhões de dólares estudando onde colocar o chip no corpo humano. 
- Eles descobriram somente dois lugares adequados e eficientes - A TESTA, logo abaixo da linha do cabelo, e a parte de trás da mão, especificamente a MÃODIREITA. 
- "A todos, os pequenos e os grandes e os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa MARCA sobre a MÃO DIREITA ou sobre aFRONTE (TESTA), para que ninguém possa comprar ou vender, se não aquele que tem a MARCA, a nome da BESTA ou o número do seu nome." Apocalipse. 13:16. 
- O Dr. Sanders estava contra o uso da bateria lithium porque sabia-se que se ela fosse estourar o lithium (produto quimico), causaria uma úlcera maligna (o bolha na pele) que ocasiona muita agonia ao possuidor. 
- "E saiu, pois o primeiro anjo e derramou a sua taça pela terra, e, aos homens portadores da marca da BESTA e a adoradores de sua imagem, sobreviveram úlceras malignas e perniciosas. Apocalipse 16:2 
- Depois que o Dr. Sanders deixou o projeto, ele conheceu as escrituras proféticas na Bíblia que referem-se á "marca da besta". Foi quando ele se converteu á Fé Cristã e agora conduz seminários neste assunto. Ele desenvolveu equipamento patenteado para a medicina, vigilância e equipamento de segurança para o FBI, CIA, IRS, IBM, GE Honeywell e Teledyne. (Todos sendo ou do governo ou empresas de defesa que fazem mega-contratos de defesa com o governo). 
- Ele também recebeu o Prêmio Presidencial e de Governadores pela excelência de seus desenvolvimentos e qualidade da engenharia dos projetos. 
- A palavra marca quer dizer "charigma", que significa, traduzido, um aranhão , gravura, estampa, insígnia, ou marca de servidão (como escravo). O número 666 é a frase Grega Chi Xi SIgma, que significa enfiar uma agulha ou objeto ponteagudo, enfiar algo na pele, sendo uma marca perfurada ou impressa sobre pressão ou contato, usado para reconhecimento e identificação de propriedade. 
- Quer dizer, quem receber a MARCA 666 se tornará propriedade exclusivo do dono, a Besta, como o gado é marcado para o reconhecimento do seu dono. Não se deixe ser escravizado por este sistema informatizado eletrônico da NOVA ORDEM MUNDIAL e da BESTA que se revelará brevemente ao mundo. Cuidado, por logo estes cartões estarão por aí substituindo o dinheiro. Não há nada que impedirá este novo padrão mundial tomar conta de tudo. 
- Você não vai poder comprar ou vender a não ser que começar usar o cartão e eventualmente o cartão será substituído por uma MARCA na sua MÃO DIREITAou na TESTA. 
- Não estamos dizendo aqui que toda a tecnologia propriamente ditaé diabólica. Mas sabemos claramente agora o sistema Diabólico que esta sendo desenvolvido ás secretas pelos governos do mundo que são controlados por pessoas adeptas da NOVA ERA e da NOVA ORDEM MUNDIAL, tão casualmente anunciado anos atras aos estados Unidos por George Bush, e que hoje todas as religiões do mundo estão aceitando como uma filosofia de visão do mundo que lhes unifica, sendo um elo comum de união, com os ingredientes perfeitos que agradam a todos. Mas na verdade esta "religião" NOVA ERA não é de fato novo, pois nada mais é do que a re-instituição dos cultos místicos da seita antiga Babilônia. 
- Mas de acordo com a profecia, esta nova Babilonia, que será fundada sobre o antigo império Romano, cairá, como todos os reinos deste mundo cairá. (Veja "A Subida e Queda dos Impérios, Congresso Nacional dos EUA, ou profecias de Daniel sobre os Impérios do mundo e suas predições sobre o futuro.) Que é este novo Império Romano, se não a União Européia. Terá exatamente o número de membros chave citado pelo profeta. Formará uma moeda tão forte que será adotado pelos Estado Unidos, América do Sul, África, Indochina, Ásia e eventualmente o mundo todo, pois ninguém irá querer ficar de fora. 
- Cada continente formará seu próprio bloco econômico de livre comércio e moeda unificada. Eventualmente, estes blocos se unirão e haverá um bloco econômico somente no mundo inteiro. O resultado disso é obvio - um só dinheiro no mundo e um só governo, liderado por um homem que aparenta ser de paz e prosperidade, mas que fará Hitler parecer um incopetente e fracassado, de tão enorme será sua maldade. 
- Ele levará o mundo, depois de três anos e meio de paz, ao caos, fome, miséria , destruição, pois as pragas citados no apocalipse cairão sobre a sua cabeça, como as antigas pragas vieram sobre o FARAÓ DO Egito, aliás o antecessor e símbolo do Anti-cristo. 
- Só que as pragas do Egito parecerão como um fósforo queimando serragem em volta de um bolo de piolhos, enquanto que no outro lado do mundo e dos tempos caem asteróides, bombas atômicas, fome em massa, pestes, destruição total que arrasará mais de 1/3 de toda a terra. PREPARE-SE espiritualmente. 
- Arrependa-te e aceite a CRISTO como ÚNIC0 e SUFICIENTE SALVADOR da sua alma e do caos que está vindo sobre a terra. Mas Não dê ouvidos a homens como NOSTRADAMUS, pois foi vidente,(e todo vidente é bruxo) futurólogo, mentiroso, com suas revelações SATÂNICAS recebidas. 
- Veja o prédio pirâmide de Ion Pei na Europa - o que ela representa para o mundo? E os jogos olimpicos de Seul - qual foi o tema dos carros alegóricos e que dominou a atenção dos telespectadores - foi obviamente a NOVA ERA. Quem são os Maçônicos? não precisamos nem responder esta pergunta aqui, pois é obvio. 
- Não dê ouvidos também aos falsos profetas, pois existem muitos por aí, mas é facil reconhece-los. Pregam segundo a carne e não segundo o Espírito. Buscam convertidos para enriquecer os cofres das suas igrejas, vendem amuletos mágicos da benção, prometem dons de línguas mágicas que só seus adeptos terão, que vendem água benta, do pai de Santo, do Rosário benzido, do Padre não sei do que, da Maria das Graças da Igreja Santa do Monte Aparecido da estátua nas águas reveladas através do choro milagroso das lágrimas do milagre escondido do padre cheio de truques de falsidades de enganos para levar as massas ao engano, a confusão, ao entendimento da para-psicologia das massas, do milagre enterrado, das orações repetitivas pelos mortos e pelos qque já estão sobre a condenação, para de alguma forma tirar suas almas do purgatório e dessa forma enriquecer os cofres das suas igrejas. 
- Voltando-se ao tema aqui, podemos dizer que o nome industrial para o cartão inteligente, desenvolvido pela empresa GEM-PLUS e o Departamento de Defesa dos EUA (US DOD-Department of Defense) é o nome MARCA, que significa:  
 
M -Multi-technology : Multi-tecnologia.   
A -Automated: Automatizado.   
R -Reader: Leitor que consegue ler algo.   
C -Card: Cartão.   
 

- Então, o cartão está usando o nome MARCA, e cada letra tem um significado. É um alerta ao meu caro ouvinte. É o início do sistema mundial. Logo virá ao Brasil. 
- O código de desenvolvimento do produto do cartão inteligente foi batizado com o nome de "TESSERA". Um Tessera era uma insignia Romana de propriedade colocada nos seus escravos, que se fosse removida resultaria no escravo ser marcado, como um boi. Em novembro de 1996 um acordo foi feito pelo qual oGEMPLUS irá fornecer Cartões Inteligentes para a implementação global doMONDEX. (Já faz três anos atrás, então hoje os planos da empresa devem estar bem adiantados). 
- A AT&T/Lucent Technologies comprou a franquia para o MONDEX USA. Seu logotipo é o símbolo da Serpente Solar ou DRAGÃO VERMELHO, que éSATANÁS.(Você já viu este dragão em filmes de Kug Fú, não? Cuidado, pois de acordo com as profecias o Oriente Médio será um dos grandes jogadores do jogo de Xadrez de Xeque-Mate que será jogado e encadeado sobre o ocidente nos finais dos tempos.) 
- Virão com suas armas poderosas e mortíferas, passarão pelo Rio Eufrates, com o apoio e inspiração de legiões de seres demoníacos presos desde o tempo de Noé, que serão soltos nos finais dos tempos e instigarão os reis do oriente a vir sobre o ocidente. Está profetizado nas escrituras. 
- Para mais informação, ler os livros de Hal Lindsey, grande escritor evangélico cristão, que escreveu sobre a escatologia moderna, no seu livro "Um Novo Mundo está Vindo". 
- Seus livros são mais atualizados do que o jornal de amanhã. Melhor do que aquele filme na TV, onde a pessoa recebe o jornal de manhã e evita desastres. Você pode evitar o maior desastre da sua vida amanhã, aceitando JESUS CRISTOe sua salvação para você, e renunciando a MARCA da BESTA que esta vindo sobre o mundo. O que vale ao homem ganhar ao mundo inteiro, e perder a sua alma? 
- A empresa citada acima, AT&T/LUCENT Technologies está fundada em mentiras. O nome é um composto de LUCIFER-ENTERPRISES (Empresas do Lucifer). Eles parecem gostar de se esnobar e propositalmente dar nomes fantasmagórigos infernais aos seus produtos, como STYX (que é um rio no Hades), JANUS (um deus de duas faces) e INFERNO, patrocinado com um texto tirado do "O Inferno", uma estória sobre LUCIFER nas profundesas da guela do inferno. O "Anel de fogo" é o antigo Panteon. Esta empresa deliberadamente decidiu mudar sua nova sede para a o endereço Rua Quinta Avenida, nº 666, em Manhattan. Simples coincidência? ou estão desafiando a lei de DEUS? 
- "O dia estava se esvanecendo, e o ar que se escurecia chamava por toda as criaturas da terra para seu descanso e quietude de final de tarde, enquanto que eu sózinho estava me preparando como se fosse para a guerra."- Tirado do Inferno, de Dante, Canto II (Traduzido aqui). 
- Uma das realizações que mais traz orgulho á LUCENT (Text to Speech-texto á fala), no qual eles dão a qualidade humana da fala á tecnologia inanimada. 
- Isto lembra as escrituras apocalípticas, onde o falso profeta e a besta inventam um milagre falso da ressurreição, aproveitando-se da tecnologia de engano em massa, tentando refazer os próprios milagres que Cristo fez, mas sua condenação já está prevista nas escrituras. 
"E lhe foi dado comunicar fôlego á imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta."
(Apocalipse. 1315). 
- Já que não é muito prático colocar um microchip em todo o produto que é comprado nos supermercados e lojas, um código UPC de barras é hoje colocado nos produtos e faz o trabalho eficientemente. (Toda esta tecnologia está para os nosso olhos aparentando ser uma coisa sobrenatural, não divina mas diabólica). 
- O que a maioria das pessoas não sabem é que este é o "inicio da MARCA da BESTA". 
- (A Bíblia é espiritual e a lei é espiritual, portanto; somente os que amam a Jesus e cumprem as suas leis sabem que tudo isto é verdadeiro, PROFÉTICO) para os produtos que já compramos, usamos e jogamos e jogamos fora todos os dias. Todo produto que tem o código de barras UPC contém o número 666. Aliás, este número é um dos mais usados na informática, sendo um número neutro de acesso e é usado extensivamente na programação, na área da informática. 
Computador: (computer) inglês traduzido para o Hebraico o número é 666. 
- Você então encontrará uma de duas versões desta MARCA. O mais comum tem 10 números divididos em duas partes. 
- O outro terá 6 números. Em ambas as versões existem 3 barras não identificadas. Estas barras são, 6, 6 e 6. Estes são chamados de barras de proteção, pois dão a informação ao scanner quando começar, dividir e encerrar a leitura do código.  
        - "Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis."  
        (Apocalipse. 13:18). 

A Sociedade 666 do Sistema de Governo
Mundial AntiCristão ESTÁ AQUI !!!


Depois de anos de planejamento, pesquisa, e desenvolvimento as instituições financeiras do mundo estão anunciando e antecipando SOCIEDADE GLOBAL SEM DINHEIRO.
A habilidade para administrar todas as maneiras de troca monetária está sendo substituída agora por uma tecnologia de microchip ou dinheiro eletrônico. A MONDEX é a companhia que provê este sistema sem dinheiro e já tem privilegiado mais de 20 principais nações do mundo. Este sistema foi criado em 1993 por banqueiros de Londres o Tim Jones e Graham Higgins de NATWEST/COUTTS, o banco pessoal da Família Real da Inglaterra, O sistema está baseado em tecnologia do CARTÃO INTELIGENTE que emprega microchips escondido em um cartão de plástico, que armazena dinheiro vivo eletrônico, identificação do seu portador, e outras informações. Todos os sistemas de transação estão sendo feitos com segurança adotando protocolos FIXOS (Transação Eletrônica Segura) e exibirá o SET MARK..[SET MARCA] MON-DEX - É UMA combinação das palavras MONETÁRIO & DEXTER. A Edição da Enciclopédia de Dicionário de Webster define esta formula como:
1)MONDEX 
MOM = monetário - pertencendo a dinheiro.
DEX = DEXTER - pertencendo ou localizado à mão direita.
2)SET-MARK
SET = É o deus egípcio do mal ou Satanás.
MARK= É a MARCA da Besta 666 que vem junto com o microchip, que pode vir em forma de cartões de crédito, onde se pode usar um dispositivo no seu interior microchip(com os dados de Transferência Eletrônica Pessoal). Esta carteira é classificada segundo o tamanho de cálculos que lhe permite administrar a moeda corrente pessoal com a troca com outros proprietários do cartão. Os cartões também trabalham com a VISTA de NORTEL/BELL 360 telefones, telefones públicos do MILÊNIO, Bancos 24 horas, seu PC, a INTERNET, e negócios on-lines e instituições já estão preparados para o governo do anticristo. 
Este sistema sem dinheiro foi testado extensivamente na cidade de Guelph, em Ontario, no Canadá, no REINO UNIDO e E.U.A. Todos os bancos canadenses se inscreveram no MONDEX e estarão promovendo isto agora no Brasil. Os Planos era para que este sistema de controle global pudesse ser difundido antes de 1998. O CIBC (Banco internacional canadense do Comércio) montou uma filial sem dinheiro que é modelo até mesmo dentro de NORTEL em Brampton, Ontario. Mais de 250 corporações em 20 países estão envolvidos trazendo MONDEX para o mundo e muitas nações já foram privilegiadas para usar o sistema; entre elas:
REINO UNIDO, Canadá, E.U.A., Austrália, Nova Zelândia, Israel, Hong Kong, China, Indonésia, Macau, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Índia, Taiwan, Sri Lanka, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Honduras, El Salvador e agora Brasil... É esperado que a União européia adote o sistema de MONDEX como a moeda corrente como saída unificada entre eles.
Estão sendo usados outros sistemas de SMARTCARD em favor do MONDEX, especialmente desde que o MESTER CARD comprou uma participação de 51% apostando na companhia. NATWEST ainda manterá dirigindo o sistema desenvolvendo a sua implementação. "Esta é a fase final, que se está tornando uma realidade global, Robin O'Kelly disse: "nada pode parar o sistema MONDEX agora e será um controle de caracter global". Eventualmente a idéia de levar um cartão ficará logo obsoleto, porque as pessoas descobrirão que terão uma limitação de segurança, sendo suscetível ao dano, perda e roubo do cartão. A solução final será ter um biochip simplesmente colocado dentro do corpo humano como eles fazem agora com o implante de biochip de rastreamento de animais (GPS SISTEM).
NFOPET é umas das várias companhias que provêem uma seringa que realiza o implante indolor do bio-chip injetando na pele do animal. O biochip pode ser lido por um escâner e o código identifica o seu dono expondo o código em um computador. O sistema pode localizar mais de 1 bilhão de animais por satélites ou por torres da telefonia celular. 
A MOTOROLA é que está produzindo o microchips para o MONDEX SMARTCARD que desenvolveu vários implantes em humanos usando o bio-chips. O chip BT952000 foi criado por Dr. Carl Sanders que foi orientado em 17 reuniões da NOVA ORDEM MUNDIAL para que se podesse ser desenvolvido um dispositivo para uso global para identificação de humanos para o propósito do comércio econômico global. O bio-chip mede 7mm de comprimento e 0.75mm em largura, mais ou menos o tamanho de um grão de arroz. Contém um transponder e uma bateria de lithium recarregável. A bateria é carregada por um circuito de thermo-par que produz voltagem de flutuações com a temperatura do corpo. Eles gastaram mais de 1.5 milhões de dólares nos estudos para saber o melhor local para colocar este biochip no corpo humano. Eles só acharam dois lugares satisfatórios e eficientes - a TESTA, de baixo do couro cabeludo, e a parte de trás da mão, especificamente a MÃO DIREITA!


E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte. (Apocalipse.13:16)(ler Apocalipse 13:14 a 16).

Dr. Sanders estava contra o uso da bateria de lithium porque era de conhecimento que se o invólucro do microchip quebrasse, causaria uma FERVURA DOLOROSA que causaria muita agonia ao hospedeiro.
Então foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra; e apareceu uma chaga ruim e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem. (Apocalipse.16:2).
Depois que Dr. Sanders deixou o projeto, ele foi apresentado aos escritos proféticos da Bíblia relativo à "marca da besta " Ele se converteu então à fé Cristã e agora administra seminários neste tópico. Ele desenvolveu uma patente médica, vigilância, e equipamento de segurança para o FBI, CIA, IRS, IBM, GE, Honeywell, e Teledyne. Ele também recebeu o prêmio do Presidente dos EUA e Governador por desígno de excelência.
The industry name for the advanced smart card developed by GEMPLUS and the U.S. DOD (Department of Defense) is the MARC (Multi-technology Automated Reader Card).
O nome do código para o seu desenvolvimento era "TESSERA". A tessera era a insígnia romana de propriedade, colocado nos escravos que se estes movessem resultaria em ser um escravo marcado com ferro quente. Em novembro de 1996 foi feito um acordo pelo qual GEMPLUS iria suprir os smartcards para o implementação global do MONDEX.
Com Tecnologias da AT&T e a Lucent Tecnologies. LUCENT [que no dicionário em inglês significa BRILHANTE - ALVA - LUZENTE - ou estrela da Alva - (Isaías 14:12).
Esta empresa chamada de LUCENT TECNOLOGY já está no Brasil, segundo grande Informe Publicitário Especial que saiu na revista EXAME Número 12 de 16 de junho de 99 nas páginas 122 a 136 - A Lucent é uma fábrica de 25.000 metros quadrados (em área total de 212.000 metros quadrados) com investimentos da ordem superior de 500 milhões de dólares - cuja tecnologia permitirá aos provedores de serviços para internet e de telecomunicações dimensionar e montar complexos sistemas móveis, softwares, sistemas de rastreamento, energia e cabeamento de fibras óticas, serviços para administradoras de cartões de crédito - entre elas: Provedor de Serviços Globais - Soluções de Comunicação Empresarial - Sistemas de Rede de Dados - Microeletrônica com implantação até o início do ano 2000.).
Esta empresa comprou a franquia da MONDEX E.U.A. O logotipo deles é o símbolo da Serpente Solar ou DRAGÃO VERMELHO que é o próprio Satanás. LUCENT é composta de duas palavras (LUC + ENT) que significa "LUCIFER+EMPREENDIMENTOS" ( em inglês = LUCIFER + ENTERPRISES). Eles parecem ser bastante impetulantes nomeando os produtos deles como STYX (um rio no Inferno), JANUS (2 rostos de um deus) e INFERNO promovendo uma citação do " O Inferno " uma história sobre LUCIFER nas entranhas do inferno. Como " anel de fogo " que é o Panteão antigo. Esta companhia escolheu instalar alguns dos seus novos escritórios em Nova York a Quinta Avenida em Manhattan n.666 deliberadamente. Um das realizações mais orgulhosas deles é TTS (Text To Speech) em que o hardware fala com a qualidade da voz humana com imagem humana animada.
Isto só tende a lembrar o que as escrituras dizem:
"Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta." (Apocalipse 13:15).
Considerando que não é prático colocar um microchip em todo produto, que é sempre comprado e vendido com um Código de Barras, que faz este trabalho muito bem. O que a maioria das pessoas não percebe é que esta também é a " marca da besta" colocada sobre os produtos que nós compramos, usamos e dispomos todos os dias! Todo Código de Barras contém os números 666. Você achará um das duas versões da marca. O mais comum tem 10 números divididos em duas partes. E outros terão 6 números. Em ambas versões há 3 barras grossas identificadas. Essas barras são 6, 6, e 6. Estes são chamados de barras de guarda , eles mandam um sinal para o escâner no começo, dividindo a barra, e parando a leitura.
"Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. (Apocalipse. 13:18)."
PROJETO LUCID - O projeto usará até satélites espiões, como os usados na guerra do golfo e também outros aparatos eletrônicos, que serão usados para o policiamento de um estado global totalitário, que foi idealizado para monitorar todos os homens, mulheres, e crianças, que usarão o biochip implantados e programados por um software BIOMÉTRICO UNIVERSAL, contendo o MARC ou MONDEX. O projeto deste sistema foi projetado por Jean–Paul Creusat, M.D. e UN-INEOA que representante das (Nações Unidas, na Associação de Oficiais de Execução Narcótica Internacional). Um artigo apareceu em "NARC OFICIAL", revista que descreveu o sistema parecendo ser relacionado com um PROGRAMA DE SEGURANÇA GLOBAL. O autor Texe Marrs escreveu um livro inteiro do PROJETO LÚCID.
Nele ele conta a recusa para descobrir a sigla do projeto que o leva a acreditar que LUC- ID pode representar a IDENTIFICAÇÃO DE LUCIFER. Muitos proponentes da NOVA ORDEM GLOBAL são oculistas, maçônicos,( illuminati ) ou anticristãos e eles parecem levar a delícia com as suas expressões ocultistas. Com LÚCID a autoridade de execução de lei global poderá localizar qualquer um dos seus movimentos, transações financeiras globais. Já existe um computador em Bruxelas cujo nome é a BESTA,que já tem todos os nomes de pessoas de diversos países, fornecidos pelos próprios governos. No Brasil, o congresso aprovou uma carteira de identidade que substituirá todos os documentos em um único só, depois do ano 2000.
Simon Davies de PRIVACIDADE INTERNACIONAL anonimamente investigou o MONDEX INTERNACIONAL e achou que eles estavam monitorando todas as transações financeiras internacionais e fazendo tentativas que quebrarão as leis do comércio e as bolsas de valores de diversos países.
Muitos se não a maioria dos 17 financiadores do MONDEX é baseado no distrito bancário de Londres pertencente ao CLUBE DOS ISLES, uma CASA DE WINDSOR cartel bancário que tem um cabo de asfixiar as principais das economias GLOBAIS. Com reuniões reservadas e alianças estratégicas entre as poderosas instituições MAÇÔNICAS que influenciam as políticas mundiais, finanças, recursos, e até mesmo as políticas e estrutura das NAÇÕES UNIDAS. A meta deles é uma NOVA ORDEM MUNDIAL baseado em um governo global, uma religião global, e uma economia eletrônica global, onde Haverá um HOMEM FORTE que é a BESTA falada por João no Apocalipse e o número do seu nome tem 666 . Ele é o SENHOR DOS ISLES, uma figura mundial para muitos adoradores, ele também é um homem de intriga e com o seu poder influência mágica, submeterá as nações de maneira brutal. Ele e a sua família foram os primeiros a receberem o implante da marca de um biochip que publicamente foi teledifundido ao redor do mundo pela CNN em março de 1996. Mas porque o mundo inteiro está dormindo, desiludido, e inconsciente que o deus deste mundo continua trabalhando a todo o vapor. Há ainda centenas de companhias e as pessoas envolvidas com a implementação da ECONOMIA SEM DINHEIRO GLOBAL mas o que se apresentou aqui são alguns dos jogadores principais. Isto deveria lhe dar uma introdução breve de como é que a marca da besta está sendo implementada. Eu também incluirei aqui algumas explicações do simbolismo MONDEX. O logotipo da MONDEX contém 3 anéis inter-unidos, um símbolo que só se acha na ocultista orden MAÇÔNICAS. O seu significado geral especialmente considera três deuses ou uma trindade dos Pagãos do Templo do Egito antigo, e de rituais de Enoc o Mágico da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado. Isto é Isis, Osiris, Horus, mas conhecido originalmente na Bíblia como Ashtoreth, Nimrod, Tammuz / Baal. 
A trindade Pagã deles, são TRÊS DEUSES, manifestados de um só modo, considerando que o nosso Deus é UM SÓ DEUS em três pessoas. Estes símbolos também é usado pela Grande Loja Principal da Inglaterra e era também usada pela Ordem de Companheiros Estranhos fundado por NERO em 55 D.C. " Originalmente era um símbolo de prisão, escravidão e derrota. - A corrente dourada (em latin áurea de catena ) foi pensado na antigüidade como unindo céu e terra " (como a torre de Babel na Babilônia) " Isto é que diz Homero (poéta épico da Grécia Antiga , autor da Ilíada e da Odisséia) cuja corrente dourada é um deus, de acordo com o poéta, que ordena a suspensão da terra para o ceu. No simbolismo da Maçonaria, a "corrente fraternal" é o laço entre irmãos pedreiros entendendo as bordas internacionais que envolvem o globo. O novo iniciante, quando ele " ver a luz, " ver os irmãos " que se levantam pela corrente universal ". Nesta conexão, a corrente simbólica aparece freqüentemente nos nomes das lojas - Os anéis unidos da corrente significam uma unidade poderosa e duradoura - Dicionário de Simbolismo - o Hans de Biedermann.pg. 63-64 " Na Maçonaria como em todas as Religiões, todos os Mistérios escondem seus segredos de tudo aos menos Peritos e Sábios, ou o Eleito, e usam falsas explicações e má interpretação de seus símbolos para enganar a esses que só merecem ser enganados. (pg 104,105)
Outro símbolo utilizado por MONDEX é a Borboleta e o Fênix (este último o pássaro do cartão VISA). Estes símbolos tem numerosos significados místicos, mas o mais proeminente é o de capturar a alma humana para o inferno. A palavra grega para borboleta para alma é "psique ". Pode você receber a " marca da besta " com uma transação com o Diabo, e causar a perda de sua alma, no lago de fogo? A Bíblia diz no livro de apocalipse que SIM, veja o verso abaixo:
"Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome." (Apocalipse. 14:9-11).


ENTÃO, SE VOCÊ NÃO QUER PARTICIPAR DE UMA SOCIEDADE DE DINHEIRO ELETRÔNICO, ENTÃO
O QUE FARÁ?

Primeiro , você se achará depressa em dificuldade financeiras com suas opções de pagamento. Você também pagará pesadas taxas por usar cheques até que sejam eliminados os cheques. Você será pressionado e será coagido para ter todos seus pagamentos de conta e salários administrado automaticamente e eletronicamente. Seu Banco em sua casa no seu PC será o necessário e através do telefone e os caixas e suas filiais de banco sejam substituído por Banco 24 horas. Grandes somas de dinheiro vivo serão próximo do impossível de se obter. Dinheiro vivo será cancelado e o smartcard ficarão obrigatórios. Você achará então que você não pode pagar suas contas ou pode comprar mantimentos. Ouro trocando por moedas de prata serão ilegais sem um fornecedor licenciado. Os Grandes Bancos farão fusões com um Banco Central. O Que deveríamos fazer então?
O Messias Jesus Cristo nos disse que tivéssemos esperança e não entrássemos em desespero, porque Ele estaria vindo logo e destruirá este sistema anticristão e a todos aqueles que tiverem o biochip implantado nos seus corpos, e estes sofrerão chagas malignas na sua segunda vinda a terra (Apocalipse 14:9 a 11). Ele nos disse que ocupássemos até a sua vinda. Ele nos deu uma Grande Comissão especial até os fins dos tempos, a pregação do Evangelho em todas as nações. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? 
"Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo." (Mt 24:45-46).
FAÇA UM COMPROMISSO HOJE. 
Por favor faça um compromisso hoje, de que você nunca irá aceitar o sistema de compra e venda, baseado em troca digital e que você nunca submeterá à implantação do biochip em você, nem que adorará a besta ou o falso profeta, que é a trindade do próprio Satanás.
Disse o Senhor Jesus em Lucas12:4:
"Digo-vos, amigos meus: [Não temais] os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. 5 Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei. Já os desastres naturais estão aumentando em vários lugares e as pessoas serão pegas desprevenidas. Pode haver um homem fazer crises, para apressar as necessidade de uma união mundial e vender os nossos direitos da privacidade, liberdades, propriedades para uma denominada " paz e segurança ". Fuja, não somente para salvar a sua pessoa, mas a sua família também. Guarde comida por três anos e meio ou 42 meses" (Apocalipse 11:2,3 - Apocalipse 13:5), retirando o ar dos recipientes usando um chumasco de algodão embebidos de álcool protegido pôr papel alumínio, coloque fogo neste chumasco para que o ar seja consumido no seu interior e sele o recipiente, isto fará com que o arroz e feijão dure por pelo menos três anos.
DESAMPARADO - Você acha que não tem saída ou é esperançoso? Nosso Salvador quer que nós superemos esta opressão e perseguição a nossa frente, de forma que você possa receber uma coroa de grande glória. A " elite " planejou muito bem com antecedência estes eventos e eles estão levando a cabo o programa de trabalho deles agora, para criar uma NOVA ORDEM MUNDIAL depois do ano 2000. Eles estão produzindo atualmente um bilhão de biochips MONDEX por ano e eles já estiveram em produção durante pelo menos um ano. As Chances são que quando você estiver lendo isto, seu banco já assinou com o MONDEX e estará promovendo-o brevemente, não importa onde no mundo você vive. Eles descobriram que se o chip estivesse no cartão, haveria alguns problemas sérios. O chip podia ser cortado e informações seriam mudadas ou falsificadas. Os valores podem ser alterados, pode ser quebrado, roubado ou perdido. O cartão deverá sair fora de uso dentro de alguns anos (1 a 2 anos ou mais um pouco) .
 Enfim o dinheiro vivo não será mais seguro para o comércio em geral. Há uma só solução para este problema que e seguido pela Motorola, é o implante do biochip na mão direita ou na testa, onde não poderá ser tirado depois de feito o implante, visto que se for tirado cirurgicamente, o invólucro se quebrará e o indivíduo será contaminado pelo lithium, contido dentro da micro bateria, e logo o sistema de posicionamento global detectará esta retirada e colocará a polícia em alerta. Ainda, o MONDEX quer dizer... " dinheiro na mão direita. " Aqui é um local excelente que está expondo MONDEX em outra visão:  home page INTERNACIONAL, leia os boletins de imprensa clicando nos links abaixo: 
 
Microchip, Será realmente a marca da besta?

Verichip
Seria Realmente a Marca da Besta ?
Apocalipse 13:16-18
"E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

A 4 anos atrás quando saiu a primeira noticia sobre o microchip, as pessoas não acreditavam e achavam que era brincadeira, mas tempo se passou e hoje saem noticias nos jornais, revistas e na propria internet, veja e confira:
Ultimas Noticias sobre o Verichip:
O Verichip funciona como um codigo de barras (Clique e Saiba Mais), "O aparelho é um chip do tamanho de um grão de arroz, que deve ser implantado sob a pele do braço. Nele, há um número em código de barras. Quando necessário, o médico passa um scanner pelo chip e o código é transmitido para um banco de dados que dá acesso rápido a todas as informações relevantes sobre a saúde da pessoa" (Revista Veja: http://veja.abril.uol.com.br/201004/p_111.html ), por enquanto funciona atraves de um leitor de codigo mas já estão preparando para ser lidos por satelites.
Os jornalistas que fazem as reportagens não sabem da palavra profetica que está no livro de Apocalipse 13:16-18, ao menos temem a Deus, tome cuidado pois eles tem tentado colocar o "LADO BOM" do chip, TUDO ISSO é enganação, se colocar perderá sua salvação, quebrará sua aliança com Deus de Vida Eterna.

  




 





NUNCA ESQUEÇA DE DEUS!!!!

Nunca se esqueça de Deus

Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos.

Um com Deus é maioria

Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus

Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus

O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.

Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.

A fé ri das impossibilidades.

Não confunda a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS...

Não diga a DEUS que você tem um grande problema. Mas diga ao problema que você tem um grande DEUS.