JOSIAS UM REI TEMENTE A DEUS
Josias ou Yoshiyahu (em hebraico: יֹאשִׁיָּהוּ, hebraico moderno: Yoshiyyáhu, hebraico tiberiano: Yôšiyyāhû, cujo significado literal é "curado por Yah" [ou Jeová cura] ou "sustentado de Yah"; em grego: Ιωσιας; em latim: Josias, c. 649-609 a.C) foi o 16º rei de Judá(641-609 aC), de acordo com a Bíblia Hebraica, que instituiu grandes reformas. Josias é creditado pela maioria dos historiadores de ter estabelecido ou compilado Escrituras Hebraicas importantes durante a reforma deuteronômica que ocorreu durante seu governo.
Josias tornou-se rei de Judá, com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos,[1] a partir de 641/640 à 610/609 a.C.[2]
Ele também é um dos reis mencionados na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus.
Seus antepassados[editar | editar código-fonte]
Josias era filho do rei Amom com sua esposa Jedida. Josias descende da linhagem real de Judá, iniciada com o Rei Davi.
Ascensão ao trono[editar | editar código-fonte]
Após um reinado de dois anos, seu pai fora assassinado por conspiradores. O próprio povo tratou de eliminar os conspiradores e restaurar a autoridade régia da linhagem davídica, colocando Josias no trono. Josias tinha oito anos de idade nessa época II Reis 22:1)
Campanha contra a idolatria[editar | editar código-fonte]
Entre o 12° e 18° ano de seu reinado, Josias embrenhou-se numa batalha contra aquilo que considerava idolatria. Na sua inciativa, destruiu postes sagrados, altares e imagens, tanto no seu território, como na parte setentrional do que fora o reino de Israel, arrasado pelos Assírios.
Um achado precioso[editar | editar código-fonte]
Ao consertarem o templo de Jerusalém, os servos do rei se depararam com um achado importante: "o livro da lei de JHVH pela mão deMoisés", o que pode indicar que seja o escrito original. Josias providenciou que o livro fosse lido em público
O 18° ano de seu reinado[editar | editar código-fonte]
No 18° ano do seu reinado, Josias providenciou a celebração da Páscoa Judaica em 14 de nisã. Esta ultrapassou todas as Páscoas já celebradas, desde os dias do profetaSamuel. O próprio Josias contribuiu trinta mil vítimas pascoais e três mil cabeças de gado.
A família de Josias[editar | editar código-fonte]
Tendo a Amom por pai e Jedida por mãe, Josias tinha pelo menos duas esposas: Hamutal e Zebida. Eis seus filhos:
- Joanã - Seu primogênito. Não reinou sobre Judá
- Eliakim (Jeoiaquim) - Filho de Zebida. Foi rei em Judá
- Jeoacaz - Filho de Hamutal. Foi rei antes de Jeoiaquim, destronado pelo faraó Neco.
- Matanias (Zedequias) - Tornou-se rei depois que seu sobrinho fora destronado por Nabucodonosor.
Fim do reinado[editar | editar código-fonte]
Perto do fim de seu reinado, o faraó Neco II foi lutar contra os medos e babilônios, atravessando o território israelita. A coalização medo-babilônica derrotava os outrora dominadores assírios e Neco via aí uma oportunidade para tomar o controle da Ásia. Josias interceptou a marcha egípcia e procurou rechaçá-los em Megido, apesar de ser alertado pelo faraó a não tentar isso. Na batalha, Josias fora mortalmente ferido, sendo amplamente pranteado por seus súditos.
 
 Postagens
Postagens
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário