O QUE É RETETÉ?
Diferente do que muita gente pensa, o reteté não surge do pentecostalismo.
Reteté é um ritual Africano Trazido Para Portugal em meados de 1948, onde as Pessoas se Reuniam Para Praticar Rituais de Voduns, as Pessoas Furavam Umas as Outras. Foi um movimento que surgiu paralelo ao movimento pentecostal.
Há registros históricos, segundo consta na revista DEFESA DA FÉ edição especial (revista número 5), página 115, que: “Em 1923. Gunnar Vingren, um dos maiores fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, fora informado de que certo movimento pentecostal começava a alastrar-se por Santa Catarina. Sem perda de tempo Vingren deixou Belém do Pará, berço do pentecostalismo brasileiro, e embarcou para o Sul. No endereço indicado, veio ele a constatar: ‘Não se tratava de pentecostes, mas feitiçaria e baixo espiritismo”.
Gunnar Vingren
Apesar do termo "reteté" ser conhecido somente aqui no Brasil, o movimento surgiu no Canadá conhecido como “unção de Toronto”, por pertencer a prática esotérica da Igreja Comunhão da Videira do Aeroporto de Torono. Uma das igrejas que mais deram notoriedade ao movimento do reteté a partir de 1994. Na mesma revista que citada acima, diz: “Ao contrário das demais igrejas pentecostais, que buscam preservar a ortodoxia doutrinária, a igreja do Aeroporto... granjeou surpreendente notoriedade em virtude das manifestações que ocorriam em seus cultos. Dizendo-se cheios do Espírito, os frequentadores dessa igreja começaram a manifestar-se de maneira estranha e até exótica. Em dado momento, todos punha-se a rir de maneira incontrolável, alguns chegavam a rolar pelo chão. Justificando essa bizarra, alegavam tratar-se de... gargalhada santa... Outros iam mais longe: não se limitavam ao estrepitoso dos risos; saíam urrando como se fossem leões... como carneiros, ou gritando, como guerreiros, e ainda outros caíam no Espírito”. (idem pág. 115).
É triste ver igrejas “pentecostais” se envolverem com esse tipo de coisa, anarquizando o já tão fragilizado movimento pentecostal. Onde a frase “SOLA SCRIPTURA” dos reformadores, fica comprometido diante de tantas experiências pessoais que são postas igual e até acima ou no lugar das Escrituras.
Infelizmente, muitos pastores sem o conhecimento da palavra tem levado multidões a usar o movimento do reteté (conhecido como sapatinho de fogo em alguns Estados brasileiros), trazendo desordem no culto com suas aberrações e fugindo do pentecostes bíblico.
RETETÉ DE JEOVÁ: Heresias que ocorrem nas vigilhas, cultos de oração, etc... o diabo está brincando no meio do povo de Deus. Muitos usam termos que não sabem o significado para dar nome ao que Deus quer fazer no meio de seu povo.
A Bíblia diz: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" (Os 4.6). Não caia nessa ignorância pra você não ser destruído. Procure com todas as suas forças conhecer a Deus e seus planos para o mundo antes que seja tarde demais. Agarre em Jesus, leia a BÍBLIA SAGRADA, medite nela cuidadosamente e ore sem cessar (1 Ts 5.17).
Temos que tomar cuidado, nosso Deus "não é Deus de confusão" (1Co 14.33). Se for possível, o diabo enganaria, "até os escolhidos" (Mt 24.24).
Fica bem claro que não estou falando contra o movimento pentecostal. Jesus cura, batiza com o Espírito Santo, salva e acima de tudo leva pro céu. Mas não podemos ser meninos espirituais (1 Co 13.11; 14.20), sendo levados por vento de doutrina (Ef 4.14).
Não vamos dar Brechas para o inimigo, não vamos trazer nomes sem fundamento pro nosso meio e DIGA NÃO AO RETETÉ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário